Trabalhos Aprovados

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LUÍS/MA



Autor(es): SILVA, A.K.B.; akduailibe@gmail.com; PEREIRA, C.L.; SOUSA, C.M.; LIMA, G.O.; PENHA, M.S.C.; BITTENCOURT, J.A.S.; SANTANA, E.E.C.; SOUSA, N.P.S.;
Apresentador(a): Alanna Karynne Barros Silva

A obesidade tem apresentado aumento significativo principalmente entre as crianças e adolescentes, fato esse que desperta preocupação, visto que a obesidade é reconhecidamente um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, dislipidemia e hipertensão arterial sistêmica (HAS). Sendo assim, é de suma importância a realização de estudos que visem a analisar o perfil epidemiológico dessa população, uma vez que estão cotidianamente expostos a fatores de risco para o desenvolvimento de distúrbios metabólicos. O presente estudo teve como objetivo avaliar o perfil epidemiológico de escolares da rede pública de ensino. Trata-se de um estudo transversal, realizado com 200 adolescentes, de ambos os gêneros, pertencentes a duas escolas da rede pública de São Luís-MA. Avaliou-se os seguintes indicadores antropométricos: peso, altura, circunferência da cintura- CC, relação cintura/estatura- RCE, índice de massa corporal- IMC, percentual de gordura corporal- %GC, hemodinâmicos: pressão arterial sistólica- PAS e pressão arterial diastólica- PAD, dados de saúde autodeclarados pelo participante como presença de: diabetes mellitus- DM, HAS e hipercolesterolemia. Os participantes do estudo foram estratificados em dois grupos: o primeiro com adolescentes eutróficos e o segundo com adolescentes classificados com excesso de peso, tendo como base o IMC. As análises estatísticas foram realizadas no programa SPSS®. Os resultados foram considerados significativos se p<0,05. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFMA segundo o parecer 2.638.202. A idade média da amostra foi de 15,38±2,55 anos, das quais 26,5% (n=53) possuem excesso de peso e 61,5% (n=123) eram do sexo feminino. O grupo classificado com excesso de peso apresentou maiores valores de mediana nos seguintes parâmetros: Peso [64,7 (58,45-74,3) kg; p<0,001]; PAS [118 (110,25-124) mmHg; p<0,001]; PAD [68 (64-72,75) mmHg; p=0,026]; CC [76 (71-80,5) cm; p<0,001; RCE [0,47 (0,43-0,49); p<0,001] e %GC [35,8 (29,4-41,26) %; p<0,001]. Ademais, 20% (n=40) dos adolescentes declararam possuir hipercolesterolemia, 16% (n=32) afirmam ter HAS e nenhum dos participantes mencionou presença de DM. Observou-se uma alta prevalência de excesso de peso na população estudada, sendo necessária a implementação de medidas preventivas e corretivas, a fim de evitar o agravamento de possíveis morbidades na fase adulta, como o desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

Palavras-chave: Adolescência; Antropometria; Obesidade

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio