Trabalhos Aprovados

Hipertireoidismo clínico em paciente com mola hidatiforme: relato de caso



Autor(es): Francischetto EC; Campanharo LV; Carvalho AF; Bertollo CA; Luz AV; Brandao CDG; Filho AC; Sasso RT; Musiello RB;
Apresentador(a): Alice Fernandes de Carvalho

Apresentação do caso: Paciente feminina, 49 anos, G6PC2A3, em tratamento para depressão, sem demais comorbidades. Apresentou-se no pronto socorro relatando sangramento vaginal irregular por 4 meses, hiperêmese, irritabilidade, tremores, palpitações, xerostomia e histórico de abortos de repetição. Ao exame ginecológico, notou-se sangramento em borra de café através do orifício externo do colo uterino, e massa pélvica acima da cicatriz umbilical ao toque bimanual. Ultrassonografia transvaginal (USG/TV) com volume uterino de 1302 cc³ e imagens correspondentes a doença trofoblástica gestacional (DTG), TSH e T4L de 0,015 mU/L (VR: 0,4 – 4,5 mU/L) e 2,34 ng/dL (VR: 0,7 – 1,8 ng/dL) respectivamente, e dosagem plasmática do BhCG > 2250000 mUI/mL. Ao exame físico, demonstrou tireoide discretamente aumentada de consistência parenquimatosa e reflexo aquileu pouco exaltado. Ausência de histórico familiar para tireoidopatias e rastreio dos anticorpos anti-TPO, anti-TG e TRAb responsáveis pelas doenças autoimunes da tireoide, negativo. A paciente foi submetida ao procedimento de esvaziamento uterino com realização de Aspiração Manual Intrauterina. Em razão da manutenção dos níveis elevados de BhCG, foi solicitado nova USG/TV cujo resultado sugeriu DTG. Devido ao alto risco de neoplasia, ausência de focos metastáticos e prole constituída, optou-se por realizar histerectomia total abdominal, com salpingectomia bilateral e preservação dos ovários bilateralmente, como forma de tratamento. O TSH normalizou (0,5 mU/L) após o procedimento cirúrgico. O exame histopatológico evidenciou Mola Invasora, sem sinais de comprometimento da serosa, colo do útero e paramétrios. Discussão: Foi aventada a hipótese dos altos níveis séricos do hCG terem sido responsáveis pela estimulação tireoidiana e supressão do TSH. Sendo a subunidade alfa do hCG semelhante estruturalmente ao TSH, é possível inferir que a clínica da paciente estava associada a condição ginecológica apresentada, já que, após a histerectomia, houve negativação do BhCG com consequente normalização do tamanho glandular e dos níveis de TSH e T4L. Comentários finais: A gravidez molar é uma intercorrência obstétrica que deve ser suspeitada diante de sangramento vaginal irregular, extremos de vida reprodutiva e abortos prévios. O hipertireoidismo pode estar presente em até 5% dos casos de DTG, sendo importante seu diagnóstico precoce para evitar complicações mais severas como por exemplo, a crise tireotóxica.

Palavras-chave: Doença trofoblástica gestacional; Mola hidatiforme; Hipertireoidismo

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio