Trabalhos Aprovados

Avaliação da cobertura vacinal de pacientes ambulatoriais com diabetes mellitus em centro terciário: estudo transversal



Autor(es): Severo MD; Barrios NS; Silveira DL; Pedro FL;
Apresentador(a): Mateus Dornelles Severo

Introdução:

Indivíduos com diabetes mellitus (DM), quando comparados à população geral, têm risco absoluto 8% maior de apresentar infecção, com taxa de hospitalização 2 vezes e mortalidade 90% maiores. Existem evidências de que a vacinação seja capaz de reduzir estes desfechos. No entanto, estudos que avaliem a cobertura vacinal em pacientes com DM dentro do Sistema Único de Saúde, bem como possíveis estratégias para aumentá-la, são escassos.

Objetivos:

Avaliar a cobertura vacinal para influenza, pneumocócica 23 valente (PNM23), hepatite B (HepB) e dupla adulto (dT) em pacientes ambulatoriais com DM de centro terciário e buscar por fatores associados a maior adesão à vacinação.

Métodos:

Estudo transversal avaliando indivíduos com diagnóstico de DM, maiores de 16 anos, de ambos os sexos, atendidos entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2018 nos ambulatórios de especialidades clínicas do Hospital Universitário de Santa Maria. Foram selecionados aleatoriamente 215 pacientes para responder o questionário sobre vacinação através de contato telefônico. Destes, 135 atenderam a chamada e aceitaram participar. Para a coleta dos dados clínicos nos prontuários, foi considerada a última consulta realizada no ano de 2018.

Resultados:

A população avaliada teve idade de 58,9 ± 12,8 anos, era predominantemente do sexo feminino (63,7%), de etnia branca (88,5%) e com baixa escolaridade (67,4% tinham no máximo o ensino fundamental). O tempo de doença foi de 13,1 ± 9,1 anos e a maioria dos pacientes era DM tipo 2 (90,2%), apresentava comorbidades [destaque para hipertensão (73,3%), dislipidemia (42,2%) e doença macrovascular (34,1%)] e controle glicêmico insatisfatório (HbA1c = 8,8 ± 2,0%).
A cobertura vacinal para influenza, PNM23, HepB e dT foi de 80,7, 22,2, 26,7 e 50,4%, respectivamente. Apenas 40,7% dos pacientes referiram ter sido orientados sobre necessidade de vacinação. Os pacientes que receberam orientação apresentaram maior cobertura para todas as vacinas: influenza (89,0 vs. 75,0%, p = 0,04), PNM23 (32,7 vs. 15,0%, p = 0,02), HepB (43,6 vs. 15,0% p < 0,001) e dT (63,6 vs. 41,2%, p = 0,01).

Conclusões:

A cobertura vacinal ficou abaixo do preconizado para uma população de alto risco. Medidas simples, como orientar sobre a importância da vacinação e completar o calendário vacinal durante a campanha anual para influenza (vacina com maior adesão) poderiam contribuir para aumentar a cobertura.


Palavras-chave: diabetes mellitus; imunização

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio