Trabalhos Aprovados

Análise transversal dos conhecimentos sobre mitos e verdades acerca da tireoide, na Semana Internacional da Tireoide 2018, em Fortaleza/CE.



Autor(es): Sales A.P.A.M; Ramos B.H.N; Vasconcelos J.M.L; Maranhão A.L.S.V; Castro S.M.B.A; Ramos V.Q; Andrade M.S; Gomes I.F.S; Malta M.J.A;
Apresentador(a): Bruno Henrique Nogueira Ramos


INTRODUÇÃO: As tireoidopatias constituem um grupo de doenças endocrinológicas muito prevalentes na população. Entretanto, a grande maioria das pessoas ainda desconhece tanto a relevância do desempenho funcional, quanto às alterações decorrentes de patologias na glândula tireoide. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de conhecimentos gerais da população sobre a glândula tireoide, sua funcionalidade, importância e a veracidade da percepção do grupo sobre os distúrbios na mesma. MÉTODOS: Um estudo transversal foi realizado com aplicação de um questionário, disponibilizado por meio de plataforma digital, ao público visitante de um stand num shopping center de Fortaleza/CE, na ação social “Mitos e Verdades sobre tireoide”, em alusão à Semana Internacional da Tireoide 2018. O questionário continha perguntas para avaliar o conhecimento populacional sobre a função e sobre patologias tireoidianas, bem como seus fatores de risco e manifestações clínicas. RESULTADOS: Das 81 respostas obtidas, 65 (80,2%) foram provenientes de mulheres e 16 (19,8%) de homens. Quanto à idade, os participantes tinham entre 18 e 85 anos, sem prevalência de faixa etária. Neste grupo, 61,7% não sabia o que era tireoide e quando questionados acerca de hipotireoidismo e hipertireoidismo, 56,8% e 60,5% não souberam responder, respectivamente. Apesar disso, 92,6% dos indivíduos já tinha ouvido falar sobre tireoide. Respondendo sobre mitos e verdades, 60,5% afirmou ser verdade que os problemas de tireoide são hereditários; 85,2% dos indivíduos afirmou ser mito que a maioria dos nódulos de tireoide são câncer; 58% afirmou ser mito que todas as doenças da tireoide causam aumento do pescoço; 88,9% afirmou ser verdade que os problemas de tireoide interferem no peso; 86,4% afirmou ser verdade que o tabagismo pode causar tireoidopatias; 72,8% afirmou ser verdade que o stress pode causar doença na tireoide, e 55,6% afirmou ser mito que tomar hormônio tireoidiano poderia levar a redução do peso. CONCLUSÃO: A partir destes dados, conclui-se que a população avaliada ainda tem considerável desconhecimento sobre o que é a glândula tireoidiana, suas funções e disfunções e quais os prejuízos ao organismo que os distúrbios desta glândula podem acarretar. Ressalta-se, assim, a importância de campanhas de esclarecimento populacional, a fim de se buscar o diagnóstico precoce e adequado manuseio das patologias da mesma, além de visar medidas de promoção e educação de saúde.


Palavras-chave: Glândula tireoide; Conhecimento; População

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio