Trabalhos Aprovados

Alta prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças de 5 a 9 anos em uma escola de ensino fundamental de Fortaleza- CE.



Autor(es): Sales A.P.A.M; Ramos B.H.N; Malta M.J.A; Porto B.M; Morais M.B.A; Andrade M.S; Carvalho T.A.F; Maranhão A.L.S.V; Ramos V.Q;
Apresentador(a): Bruno Henrique Nogueira Ramos

Introdução: A obesidade infantil é um relevante problema de saúde pública da atualidade devido ao risco de inúmeras doenças a ela associada, uma vez que expõe população muito jovem a alterações metabólicas bem como apresenta grande risco de se manter e se agravar na idade adulta. Objetivo: Estabelecer o percentual de portadores de sobrepeso e obesidade, distribuídos por sexo e por faixa etária, em alunos do ensino fundamental de uma escola pública, em Fortaleza - CE. Método: estudo transversal, baseado na análise de dados antropométricos de 245 crianças que frequentavam o colégio, com idade entre 5 e 12 anos. Resultados: Do total de crianças, 57,7% eram do sexo feminino e 42,3% eram do sexo masculino. O percentual geral de sobrepeso e obesidade foi de 20% e 17,14%, respectivamente, perfazendo um total de 37% das crianças com peso aumentado. Dentre os meninos, o percentual de sobrepeso foi de 23% e de obesidade 18,2% e dentre as meninas, foi de 17,6% e 16,1%, respectivamente. A análise do percentual de sobrepeso e obesidade por idade, respectivamente, ficou assim distribuído: 5 anos – 29% e 14%; 6 anos – 18% e 21%; 7 anos – 24% e 18%; 8 anos – 33% e 19%; 9 anos – 15% e 21%; 10 anos – 20% e 15%; 11 anos – 16% e 10%; 12 anos – 6% e 13%. Conclusão: Os dados revelam elevada prevalência de obesidade no grupo de crianças avaliadas, havendo aumento progressivo dos 5 aos 9 anos de idade e ultrapassando a prevalência de obesidade estimada do nosso país. Dado bastante expressivo e inesperado foi a prevalência de sobrepeso ainda maior que a de obesidade no grupo geral, no grupo dos meninos, no grupo das meninas e em praticamente todas as faixas etárias avaliadas, uma vez que se sabe que o excesso de peso já pode ocasionar alterações metabólicas importantes. Estes dados mostram que muitas crianças já estão expostas aos riscos metabólicos e psicossociais da obesidade e do sobrepeso, que a obesidade infantil pode aumentar mais ainda nos próximos anos e que a escola poderia ter papel fundamental no combate à obesidade infantil ao estimular hábitos de vida saudáveis, visto que nesta faixa etária, pequenas modificações alimentares e incentivas à atividade física podem resultar em grandes benefícios para saúde.

Palavras-chave: Ìndice de massa corporal; Criança; Prevalência

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio