Trabalhos Aprovados

Síndrome da sela túrcica vazia primária em paciente com carcinoma papilífero: Relato de Caso



Autor(es): Sodré A.K.M.B; Ramos B.H.N; Vasconcelos J.M.L; Ramos V.Q; Castro S.M.B.A; Andrade M.S; Goulart J.C; Porto B.M;
Apresentador(a): Bruno Henrique Nogueira Ramos

APRESENTAÇÃO DO CASO: Paciente sexo feminino, 50 anos, submetida à tiroidectomia total devido a carcinoma papilífero de tireoide (CPT) apresentou TSH repetidamente baixo após a retirada da levotiroxina para realização de radioiodoterapia (RIT). Dosagem basal dos hormônios hipofisários mostrou diminuição de LH, FSH, TSH, T4 livre, estradiol e prolactina e teste de estímulo revelou déficit de GH e parcial de cortisol. Ressonância nuclear magnética mostrou parênquima hipofisário acentuadamente diminuído, com altura menor que 1 mm, sem outras alterações. A paciente não apresentava histórico de tumor, cirurgia ou radioterapia hipofisária, engravidou três vezes e teve ciclos menstruais normais até realizar histerectomia. Antecedente familiar de CPT. Foi submetida à RIT após uso de TSH recombinante, usa levotiroxina diariamente e corticoide em situações de stress e está em remissão do CPT. DISCUSSÃO: A síndrome da sela túrcica vazia primária corresponde a um processo no qual o espaço subaracnóideo sofre herniação para o interior da sela, ocasionando achatamento e remodelamento hipofisário. As principais etiologias estão relacionadas à incompetência funcional do diafragma selar ou aumento da pressão intracraniana. Existe apenas um caso na literatura de sela vazia associado à CPT e com hipotireoidismo mal controlado por quase três décadas, sugerindo que o hipotireoidismo descompensado, de longa data, pudesse ter participação no seu desenvolvimento. Estudos de revisão mostram que ela ocorre mais frequentemente em mulheres, em torno de 50 anos, obesas e que tiveram gestações múltiplas. Na maioria dos casos o diagnóstico é incidental, feito por exame de imagem, que foi solicitado para investigação de cefaleia ou alteração hormonal e menos frequentemente por distúrbios neurológicos ou visuais. As alterações hormonais ocorrem em torno de 50% dos pacientes, sendo mais frequente nos homens. COMENTÁRIOS FINAIS: Nessa paciente, o diagnóstico da sela vazia foi importante para possibilitar a complementação do tratamento do carcinoma papilífero com o uso do TSH recombinante, uma vez que não haveria elevação do TSH endógeno, para seu seguimento, visto que a dose da levotiroxina é reajustada pelo T4 livre e não pelo TSH e para reposição do corticoide cuja deficiência poderia ameaçar a vida. O TSH recombinante é mandatório nos casos de pacientes portadores de sela túrcica vazia e que necessitem de RIT para tratamento de carcinoma de tireoide.

Palavras-chave: Sela túrcica; Neoplasias da glândula tireoide; Tireotropina

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio