Trabalhos Aprovados

ALTERAÇÕES GLICÊMICAS EM MULHERES PÓS DIABETES GESTACIONAL



Autor(es): Hellmann, P.; Trindade Santana, M. A.; Silva, J. C.;
Apresentador(a): Pâmella Hellmann

Introdução: A diabetes mellitus gestacional (DMG) é descrita como intolerância à glicose de níveis diversos com início ou primeiro diagnóstico ao longo do segundo ou terceiro trimestres da gestação, com incidência de 3% a 8% das gestantes e, pode ou não persistir após o parto. A importância do diagnóstico de DMG advém do risco de a mãe apresentar diabetes mellitus tipo 2 (DM2) no futuro, visto que estudos indicam a DMG como um marcador precoce de DM2 pós parto. Objetivo: Estimar a taxa de reavaliação de diabetes pós-parto em mulheres com DMG, identificar a persistência das alterações glicêmicas e fatores associados. Método: Estudo de coorte retrospectivo. Foram avaliados os dados de seguimento pós-parto de gestantes que desenvolveram DMG, no período de 2010 à 2018. Essas puérperas foram divididas em 2 grupos, um com TTOG (teste oral de tolerância à glicose) normal e outro com TTOG alterado, onde as variáveis foram comparadas. A análise estatística foi realizada através de cálculo de regressão logística multinomial, com nível de significância de 95%. Resultados: Foram utilizados dados de 578 gestantes. Das pacientes atendidas, foram analisadas 263 (45,50%) que retornaram após o parto, e dessas 197 (74,90%) representaram o grupo de normoglicêmicas e 66 (25,09%) o grupo com alterações glicêmicas. Destas, 41 (15,59%) apresentaram intolerância aos carboidratos e 25 (9,5%) desenvolveram DM2. Não encontramos aumento de chance de TTOG alterado no pós-parto na idade materna >35 anos, na obesidade e no tipo de tratamento utilizado durante o pré-natal. Houve uma diferença quanto à idade gestacional do diagnóstico (p=0,041). Foi encontrado que, em ambos os grupos, o diagnóstico no segundo e terceiro trimestre foram diferentes (p=0,014 e p=0,007). Houve aumento na chance de TTOG alterado no diagnóstico de DMG realizado no segundo trimestre (3,493 IC95% 1,570-7,770), e na hemoglobina glicosilada fração A1C>5,8 durante o pré-natal (RC3,014-IC95% 1,084-8,380). O diagnóstico no terceiro trimestre apresentou como um efeito protetor (0,484 IC95% 0,271-0,865). Conclusão: Menos da metade das pacientes retornaram, e destas, um quarto apresentou alteração no TTOG. O diagnóstico no segundo trimestre e a HBA1C >5,8 aumentaram a chance, e o diagnóstico no terceiro trimestre diminuiu a chance de alteração no TTOG no pós-parto. Dessa forma, são necessárias estratégias para elevar a taxa de retorno para avaliação do estado glicêmico e, eventualmente, prevenir o DM2.

Palavras-chave: Diabetes Gestacional; Período pós-parto; Programas de rastreamento

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio