Trabalhos Aprovados

PUBLICIDADE DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS DESTINADOS AO PÚBLICO INFANTIL: UM ALICERCE PARA OBESIDADE E COMORBIDADES



Autor(es): COSTA, A.C.R.;
Apresentador(a): Ana Cláudia Rossi Costa

A Organização Mundial de Saúde, aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo e a projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo pode chegar a 75 milhões, caso nada seja feito.
O objetivo principal deste trabalho paira sobre a análise Bioética da publicidade de alimentos destinados ao público infantil.
Metodologia qualitativa, amparada na tríade de pesquisa bibliográfica; documental e de campo onde foi conduzido uma análise exploratória acerca das embalagens e mídias digitais vinculadas no período deste estudo.
Resultado: Das doenças vinculadas à alimentação não saudável destacam-se na literatura a cárie dentária que afeta o desenvolvimento da criança influencia de forma negativa o convívio social, fala e mastigação; obesidade, Diabetes Mellitus, Doença coronariana, Hipertensão arterial, Câncer e Transtornos alimentares na infância e adolescência.
Foi analisado que não existe preocupação em nenhum momento do ciclo: produção, comercialização e divulgação, em alertar ao consumidor o risco do consumo em excesso destes produtos, o que faz com que as crianças se tornem vítimas deste processo.
Desta maneira os princípios bioéticos de beneficência, não-maleficência e justiça não são respeitados e o direcionamento de qualquer publicidade ao público com menos de 12 anos também fere o princípio da autonomia pois pesquisas demonstram que as crianças não têm condições de compreender o caráter persuasivo das mensagens publicitárias, fatos que tornam tais mensagens aproveitadoras de sua deficiência de julgamento e experiência.
Conclui-se que a publicidade direcionada ao público infantil, voltada à venda de ultraprocessados, estimula as crianças ao consumo prematuro e excessivo dos mesmos. Sendo assim, tais ações publicitárias se tornam parcialmente responsáveis pelo aumento das taxas de obesidade infantil, e outras doenças relacionadas ao consumo excessivo de alimentos não saudáveis. Para uma mudança dessa realidade é necessário uma revisão interdisciplinar com os setores de interesse, fabricantes, autoridades do governo e profissionais da saúde, para que seja possível uma conscientização mútua de que o lucro não pode sobrepor a vida e então interromper este efeito "Slippery Slope", da publicidade de alimentos que aparentemente é inofensiva, mas que como visto está causando efeitos graves nos hábitos e na saúde humana.


Palavras-chave: obesidade; publicidade infantil; alimentos ultraprocessados

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio