Trabalhos Aprovados

RARA ASSOCIAÇÃO ENTRE HIPERTIREOIDISMO EM PACIENTE COM SÍNDROME DE DOWN: RELATO DE CASO



Autor(es): Sodré MCC; SILVA, P. M. M. M.; FONSECA, M.M;
Apresentador(a): MARIANA CAVALCANTI COELHO SODRÉ

Apresentação do Caso: A Sindrome de Down (SD) é caracterizada pela trissomia no cromossomo 21 e essa condição genética tem relação com várias patologias, entre elas as endocrinopatias. A associação entre SD e doenças da tireoide é bem conhecida e com uma prevalência maior que 28%. A variabilidade de condições associadas a SD incluem hipotireoidismo congênito, hipotireoidismo autoimune, hipotireoidismo subclínico (mais frequente, 13-36,5% dos casos) e, raramente, hipertireoidismo que tem uma prevalência que varia de 0,65 a 3%.
O caso descrito é o de uma jovem de 15 anos, portadora de Síndrome de Down , internada em nosso serviço em outubro de 2017 para tratamento de um quadro de pneumonia comunitária. Diagnóstico de hipertireoidismo confirmado em março de 2017 após sintomas de dor cervical, irritabilidade e tremores pelo corpo. Nessa ocasião, foi iniciado tratamento com metimazol 30mg/dia. No seguimento evoluiu com sintomas de edema pelo corpo, principalmente em membros, e sonolência excessiva e foi diagnosticado hipotireoidismo secundário ao uso de drogas antitireoidianas.

Discussão: Acredita-se que nesses pacientes possa haver uma desregulação do sistema autoimune levando a um grande número de pacientes com a associação SD e doenças autoimunes e, consequentemente, tireoidiopatias autoimunes. A frequência da associação hipertireoidismo e SD é subestimada provavelmente pelo subdiagnostico. A dificuldade no diagnóstico desses pacientes se deve ao quadro clínico com sintomas brandos e particularidades como a baixa prevalência da oftalmopatia de Graves.

Comentários Finais: Desse modo nota-se que um rastreio com função tireoidiana nessa população é de suma importância, pois o diagnóstico e tratamentos precoces podem dar uma melhor qualidade de vida a esses pacientes.




Palavras-chave: TIREOIDIOPATIAS; SÍNDROME DE DOWN

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio