Trabalhos Aprovados

HIPERPARATIREOIDISMO PRIMÁRIO POR HIPERPLASIA DE PARATIREÓIDE ECTÓPICA LOCALIZADA NO MEDIASTINO



Autor(es): Dutra HGR; Soares LMG; Marques TN; Martins V; Boas TV; Grigolli BF; Matoso GS; Lavezo IS; Lepre AA; Maguetas LS;
Apresentador(a): Hellenna Gabriella Ribeiro Dutra

Apresentação do caso: SBC, feminina, 74 anos. Histórico de nefrectomia direita por problemas congênitos. Na consulta, paciente relatou dores lombares ósseas, em membros inferiores e paresias. Os exames laboratoriais evidenciaram hipercalcemia (HCA) (Ca: 12,3 mg/dL; valor de referência VR: 8,6 – 10,3 mg/dL) e ao realizar exame de ultrassonografia das vias urinárias, apresentou 5 cálculos no rim esquerdo. Foi encaminhada ao ambulatório especializado em endocrinologia. Na investigação, observou-se valores elevados de paratormônio (PTH: 225 pg/mL; VR: 17 – 72,9 pg/mL). Não fazia uso de medicamentos que levassem a HCA e, a vitamina D e função renal estavam dentro da normalidade dos VR. Confirmado o hiperparatireodismo primário (HPTP), constatou-se osteoporose pelo exame de densitometria óssea e sinais radiológicos de doença óssea fibrocística, com reabsorção periosteal de falanges distais e desmineralização tipo “sal e pimenta” em crânio. Não demonstrou alteração nas imagens da região cervical anterior e na cintilografia com Tc-Sestamibi-99m, observou-se uma hiperconcentração na região do mediastino anterior, o qual foi encaminhado para abordagem cirúrgica da lesão ectópica, confirmado no anatomopatológico de Adenoma da paratireoide. Discussão: HPTP é uma condição caracterizada pelo excesso da produção e secreção de PTH pela paratireoide autônoma, sendo a causa mais comum da HCA, e é relacionada diretamente a osteoporose, por causa da maior reabsorção óssea, apesar de pacientes assintomáticos ou com quadro leve constituir a maioria dos casos. O exame feito pela cintilografia com Tc-Sestamibi-99m se mostra um método eficiente de identificação, já que identifica até 89% dos adenomas, como no caso descrito. As condições patológicas encontradas no hiperparatireoidismo primário incluem adenoma (80 a 85%), hiperplasia das quatro glândulas (15 a 20%) e carcinoma (0,5%). Os adenomas podem ser ectópicos (1 a 5%). A paratireodectomia é o tratamento de escolha. Comentários Finais: A HCA clínica deve ser lembrada em sintomas de desidratação, hipertensão, arritmias, sintomas neuromusculares e desorientação. O HTPT é o principal diagnóstico e avaliar a presença de paratireoides ectópicas devem ser considerada quando exames laboratoriais estão alterados e não forem localizadas lesões cervicais.

Palavras-chave: Hiperparatireoidismo primário; Paratireóide ectópica; Hipercalcemia

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio