Trabalhos Aprovados

Cisto de Rathke simulando macroadenoma hipofisário e com involução espontânea: um relato de caso



Autor(es): Oliveira MC; Araujo B; Santos TM; Silva CBO; Ongaratti BR; Lenhardt R; Pereira-Lima JFS;
Apresentador(a): Miriam da Costa Oliveira

Apresenta-se o caso de paciente feminina, 17 anos, com lesão selar diagnosticada na investigação de quadro agudo de cefaleia. Referia colagenose autoimune em avó materna e tireoidite em tia paterna. Ao exame, 166 cm, 78.4 kg, IMC 28.5, PA 100/80 mmHg. A Ressonância Magnética (RM) mostrou aumento de volume hipofisário com nódulo de 1,2cm e compressão do quiasma. Na avaliação hormonal, alteração discreta da Prolactina (PRL) (18.8 ng/mL;VR 3.5-16). Anticorpos antitireoideos, anti-hipófise e anti-21hidroxilase negativos. Campimetria normal. Após 2 meses, paciente relatou ausência de menstruação, discreta secreção mamária espontânea e aumento de peso. PRL de 37.1ng/mL após diluição. Receitou-se cabergolina (CAB) (0.5 mg/semana). Após 6 meses, a RM foi repetida mostrando lesão cística na porção intermédia da hipófise. Devido ao aspecto alongado e a topografia na pars intermedia, sugeriu-se a possibilidade de cisto da bolsa de Rathke intrasselar e/ou cisto da pars intermedia. No primeiro ano, em acompanhamento psicoterapêutico, nutricional e treinamento físico, a paciente apresentou importante aumento de peso (100,4 kg). Durante a vigência de CAB, a PRL variou entre 0.5 e 1.3 ng/mL, embora se mantivesse a amenorreia. A CAB foi suspensa após 9 meses, mantendo-se a PRL normal (3.4 ng/mL), com persistência da amenorreia. Nova RM, um ano após a inicial, mostrou redução significativa do cisto e do aumento global da glândula. A paciente recebeu estrógeno/progestágeno que induziu sangramento normal. RM realizada dois anos após a imagem inicial revelou pequeno cisto hipofisário residual e hipófise ligeiramente hiperplásica, usual para a faixa etária. Na última avaliação, aos 22 anos, PRL 0,19 ngmL, cortisol 9,7 µg/dL e, à RM, glândula hipófise com tamanho normal, sem evidência de cisto residual. A avaliação clínica e radiológica apontava adenoma de hipófise. A hipótese de prolactinoma não foi descartada apesar do aumento discreto da PRL, bem como considerada a hipótese de hipofisite linfocítica. A segunda RM mostrou lesão cística. Favorece o diagnóstico de cisto em relação à adenoma, o baixo sinal em comparação com a glândula, com e sem contraste.
Não está clara a causa da amenorréia e do aumento de peso, embora se especule ligação entre eles, sobre hiperandrogenemia não confirmada ou componente emocional. O caso alerta para o diagnóstico diferencial de macrolesão hipofisária em paciente jovem, com possibilidade de regressão espontânea, favorecendo conduta conservadora.


Palavras-chave: cisto de Rathke; diagnóstico ; adenoma de hipófise

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio