Trabalhos Aprovados

ADENOMA PITUITARIO CO-SECRETOR DE TSH, GH E PROLACTINA: RELATO DE CASO



Autor(es): Alves PMP; Bias LCG; Torres GB; Rodrigues DAG; Pithon; Porto GG ; marceloladeiamd@gmail.com; Leite LPSD; Leal ACGB ; Oliveira CPSB;
Apresentador(a): LARISSA CRISTÁLIA GUEDES BIAS

APRESENTAÇÃO DO CASO: Paciente do sexo feminino, 37 anos, queixando-se de crescimento de orelhas, mãos, pés e face há 1 ano. Referiu amenorréia há 4 anos, sudorese excessiva e artralgias. Comorbidades associadas: HAS há 4 anos, em uso de enalapril e hidroclorotiazida, Pré-DM em uso de metformina, há 3 meses diagnóstico de Osteoartrose e Síndrome do Túnel do Carpo. Ao exame físico detectado presença de acrocodóns na região umbilical. Face com proeminência do arco zigomático, prognatismo e macroglossia. Galactorreia em mama esquerda à digito expressão. Laboratório revelando aumento de IGF-1 e prolactina. TSH na faixa de referência normal com elevação do T4 Livre. Gonadotrofinas basais dentro da faixa normal com Estradiol baixo. Cortisol basal normal. Teste de supressão do GH com glicose revelando falta de supressão a despeito da hiperglicemia. Ressonância Magnética Nuclear da região hipofisária com alargamento da sela túrcica , indefinição da glândula e haste hipofisária às custas de lesão expansiva com extensão suprasselar, predominantemente sólida, comprimindo cranialmente o quiasma óptico, insinuando-se para seios cavernosos bilateralmente, envolvendo aproximadamente em 180 graus ambas carótidas , com descontinuidade do assoalho selar, componente da lesão estendendo-se e obliterando o seio esfenoidal e ganho heterogêneo, medindo 3,9 x 4,1 x 3,5 cm . Iniciado tratamento com análogo da Somatostatina, Octreotide LAR, com progressivo aumento da dose até 40 mg/ dia e posterior associação com cabergolina. Cirurgia Transesfenoidal foi realizada, com Imunohistoquímica compatível com Adenoma Pituitário Produtor de TSH, GH e Prolactina. Ki – 67: 2%. RMN pós cirurgia: Sela Vazia. Colonoscopia sem alterações. DXA: Osteopenia. DISCUSSÃO: Adenomas pituitários secretores de tireotropina correspondem a aproximadamente 0,5 a 1% dos adenomas de hipófise. Hipersecreção tumoral de TSH também pode estar presente nos adenomas plurihormonais que secretam concomitantemente GH e ou prolactina ou os hormônios glicoproteicos FSH e LH. Os adenomas produtores de TSH bi-hormonais raramente manifestam sintomas clínicos relacionados com outro hormônio. COMENTÁRIOS FINAIS: O paciente exposto evoluiu com IGF-1 não normalizado e crescente, sem resposta ao Octreotide LAR 40mg / mês, iniciando resposta após associação com Cabergolina. Nova RMN revelou lesão recorrente com eixos do FSH/LH, TSH e ACTH preservados. Está em programação para nova abordagem cirúrgica.

Palavras-chave: TSHoma; GH; Prolactina

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio