Trabalhos Aprovados

Níveis séricos de vitamina D derivação gástrica em Y de Roux e gastrectomia vertical



Autor(es): Machado, FD; Nienov, OH; Dias, LS; Schmid, H;
Apresentador(a): Fernanda Dapper Machado

Introdução Hipovitaminose D é comumente encontrada em indivíduos obesos e tardiamente nos que se submeterem à cirurgia bariátrica, favorecendo a ocorrência de osteoporose. No pós-operatório imediato, é relatado tanto o aumento quanto queda da vitamina D sérica. O objetivo deste trabalho é avaliar os níveis séricos de 25(OH)D após a cirurgia bariátrica, e buscar associação com perda ponderal, atividade física, consumo alimentar, e comparar resultados obtidos nos procedimentos de derivação gástrica em Y de Roux (RYGB, do inglês Roux en Y Gastric Bypass) e gastrectomia vertical (SG, do inglês Sleeve Gastrectomy).
Metodologia Com delineamento longitudinal retrospectivo, foram avaliados os níveis séricos de 25(OH)D, perfil glicêmico, lipídico, atividade física e consumo alimentar de fontes de vitamina D no período pré e pós-operatório de 195 obesos submetidos ao RYGB (104) ou SG (91). As características antropométricas e laboratoriais dos participantes foram descritas por mediana e intervalo interquartílico. As características antropométricas e laboratoriais dos participantes submetidos pré e pós-cirurgia foram comparadas através do teste de Wilcoxon e os dois tipos cirúrgicos foram comparados através do teste de Mann-Whitney. Os dados de consumo alimentar de vitamina D, obtido através da análise do recordatório alimentar, prática de atividade física, através do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) ou caminhadas e classificação dos níveis de vitamina D entre os dois tipos cirúrgicos foram comparados através do teste de correção de continuidade de Yates e a comparação desses dados entre os pacientes considerados com níveis adequados de vitamina D foi realizada utilizando teste exato de Fisher ou correção de continuidade de Yates.
Resultados Os níveis séricos de 25(OH)D aumentaram após a cirurgia bariátrica nos dois tipos cirúrgicos, sem diferença estatística entre eles (p= 0.983). No grupo RYGB o nível de vitamina D aumentou 19.6%, passando de 13,5 (19,9; 29,0) ng/ml a 18,1 (21,7; 35,0) ng/ml. Já no SG 20.2%, passando de 23,3 (19,0; 31,6) ng/ml a 28,0 (21,6; 34,8) ng/ml. Em ambos os grupos, o aumento não foi suficiente para que níveis séricos adequados de vitamina D (>30 ng/ml) fossem atingidos.
Conclusão Os níveis de vitamina D aumentam após a cirurgia bariátrica, porém não o suficiente para alcançar níveis adequados de vitamina.


Palavras-chave: vitamina D; cirurgia bariátrica; obesidade

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio