Trabalhos Aprovados

HIPERAPARATIREOIDISMO SECUNDÁRIO A PRODUÇÃO DE PTH POR TUMOR NEUROENDÓCRINO DE ESÔFAGO



Autor(es): Ballarin RS; Trentin, MBF; Moraes KBS; Vital, TFC; Perez, NM;
Apresentador(a): Raquel Simões Ballarin

Apresentação: MM, 82 anos, feminina, encaminhada ao HMCP por hipercalcemia assintomática. Ao diagnóstico apresentava cálcio sérico:11,78 mg/dL, PTH:327,7 pg/mL, creatinina:0,7 mg/dL, fósforo:2,73 mg/dL, densitometria óssea com osteoporose e cintilografia com sestamibe sem evidência de adenoma ou hiperplasias de paratireoides, além de ultrassom cervical sem lesões detectáveis ao método.
Introduzido furosemida sem resposta laboratorial favorável e cinacalcet, também sem reposta. Mesmo com tais medidas apresentava necessidade de múltiplas internações para controle da hipercalcemia. Na continuação da investigação, a cintilografia de corpo inteiro não evidenciou tecido paratireoidiano hiperfuncionante ectópico. Optado por cirurgia com exploração bilateral e paratireoidectomia total. Manteve níveis elevados de PTH intra e pós- operatórios (PTH intra-operatório:446,9 pg/mL, 6 horas após:398,1 pg/mL). Realizado PET-CT que evidenciou captação esofagiana. Procedida investigação com EDA que demonstrou lesão vegetante com biópsia sugestiva de natureza epitelial glandular. Na imunohistoquímica, sugerido diferenciação neuroendócrina de neoplasia esofágica com NSE positivo, sinaptofisina positiva e Ki67:7%. Realizada mucosectomia endoscópica e atualmente paciente segue estável em tratamento ambulatorial com reposição de CaCO3 e Calcitriol.
Discussão: Tumores neuroendócrinos (TNE) são aqueles que apresentam diferenciação neuroendócrina e podem se desenvolver em vários órgãos, sendo o anátomo-patológico o principal método diagnóstico. A incidência é de cerca de 5,25 casos novos por 100 mil habitantes, com pico na sexta e sétima décadas de vida. O trato gastrointestinal está entre os sítios mais comuns de ocorrência, e o intestino delgado com cerca de 30-40% casos, sendo o esôfago um sítio raramente envolvido. TNE podem ter diferentes perfis de produção hormonal de acordo com sua origem, com diferentes quadros clínicos de acordo com a molécula produzida. O tratamento cirúrgico é a principal opção para doença localizada. No caso da paciente acima, a produção de PTH levava a manifestações clínicas de hipercalcemia e alteração de densidade mineral óssea, que foram resolvidas após ressecção endoscópica do tumor.
Comentários finais: Trata-se de caso raro tumor neuroendócrino produtor de PTH localizado no esôfago.



Palavras-chave: Metabolismo ósseo; Hiperparatireoidisno

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio