Trabalhos Aprovados

PERFIL SOCIOECONÔMICO E ESCOLARIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO DIABETES



Autor(es): Araújo KBN; Farah Camila; Camargo Melissa; Cordeiro Wiliam; Cavalcanti Ana Maria; Filho Pecoits R; Moyses Simone; Volaco Alexei;
Apresentador(a): KAROLINE BEATRIZ NUNES DE ARAÚJO

INTRODUÇÃO
O diabetes mellitus tipo 2(DM2) é uma doença que afeta 425 milhões de pessoas no mundo, sendo que 75% dessa parcela se concentra em países em desenvolvimento. A partir da metade do século diabetes e obesidade tiveram maior prevalência em classes socioeconômicas mais baixas, sendo renda e escolaridade importantes determinantes sociais no desenvolvimento de DM2.
OBJETIVOS
Comparar a escolaridade, renda e outras características demográficas e antropométricas em indivíduos com DM2, glicemia de jejum alterada (GJA) e normoglicêmicos (NG) para avaliar o efeito do nível educacional e renda na prevalência de DM2.
MÉTODOS
Este é um estudo de base populacional, tipo transversal. Foram incluídos quatro distritos sanitários de Curitiba a fim de representar toda a cidade.Os dados foram coletados em entrevistas face a face e aferição de parâmetros físicos e laboratoriais em domicílio. Foram avaliados condições socioeconômicas, ocupação, escolaridade, renda familiar, consumo de álcool e tabagismo, hábitos alimentares, atividade física e relato de doenças crônicas. Avaliou-se parâmetros físicos de peso, altura, circunferência abdominal e glicemia em jejum. Foram considerados como diabéticos aqueles que relatavam a doença e estavam em uso de algum medicamento antidiabético ou se tivesse glicemia de jejum acima de 126 mg/dL. Foi considerado GJA se a glicemia estivesse entre 100 a 125 mg/dL e NG se a glicemia de jejum fosse menor que 100 mg/dL.
RESULTADOS
Foram avaliados 1103 indivíduos, 733 eram NG, 214 apresentaram GJA e 152 tiveram diagnóstico de DM. A escolaridade média avaliada por anos de estudo foi de 11,78 anos para os NG, 10,26 para GJA e 8,22 para portadores de DM2 (p<0,001). A renda média foi de 3,19 salários mínimos per capita para os NG, 2,60 para os que apresentaram GJA e 2,38 para os DM2 (p 0,013).Foi realizada uma regressão logística binária a fim de verificar se a escolaridade e a renda familiar seriam preditores de DM ao inserir IMC e idade ao modelo. A escolaridade se manteve como preditor de diabetes (OR 0,937; IC 95% = 0,902 – 0,973),revelando-se como fator protetor da doença.A renda não foi preditor de risco de DM quando considerados idade e IMC na regressão.
CONCLUSÃO
Conclui-se que o nível de escolaridade tem forte relação causal no desenvolvimento do diabetes, pois mostrou ser fator protetor da doença diminuindo a chance de ocorrência em 6% por ano estudado a mais, sendo um fator independente de risco para diabetes.


Palavras-chave: Diabetes Mellitus; renda; Escolaridade

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio