Trabalhos Aprovados

Relato de Caso: Diagnóstico não Endocrinológico de Lesão em Topografia de Adrenal



Autor(es): Vieira MCM; Azevedo PAG; Sousa BKP; Calasans CR; Scalissi NM; Scalco RC; Bueno CBF; Pontes LT; Mattos TVA; Lima Jr, JV;
Apresentador(a): Marina Cutrim Magalhães Vieira

Apresentação do Caso: Paciente do gênero feminino, 49 anos, sem comorbidades e tabagista (10 anos-maço), há 3 meses apresenta dor torácica e abdominal difusa com irradiação para dorso, dispneia aos médios esforços, astenia, episódios de vômitos esporádicos e perda de 12 quilos. Apresentava-se anêmica, hipoxêmica, ausculta pulmonar abolida em 2/3 do hemitórax direito com derrame pleural de conteúdo hemático e características de exsudato. Tomografias computadorizadas (TC) de tórax e abdome evidenciaram múltiplos nódulos pulmonares sólidos de aspecto neoplásico, tumoração em adrenal esquerda de 8,3 cm e linfonodomegalia peri aórtica de 1,2 cm. Realizada pleurodese bilateral e biópsia de pleura que exibia apenas infiltrado inflamatório. Metanefrinas plasmáticas e cintilografia de corpo inteiro com MIBG com I131 descartaram feocromocitoma/paraganglioma, realizada, assim, biópsia guiada por TC da lesão em adrenal. TC de crânio evidenciava imagens sugestivas de metástases cerebrais com indicação de radioterapia paliativa. A paciente veio a óbito em menos de 3 meses após início dos sintomas. O laudo anatomopatológico da tumoração em adrenal foi de neoplasia maligna pouco diferenciada em tecido fibro-conjuntivo, de origem vascular (angiossarcoma), com extensas áreas de necrose.
Discussão: Lesões em adrenal podem ser encontradas em até 4% da população durante investigação de outras patologias. Tumorações malignas têm geralmente mais de 6 cm, crescimento rápido e acometem estruturas adjacentes. A hipótese principal para o caso foi carcinoma de adrenal com metástase pulmonar, porém foi identificado um angiossarcoma, neoplasia com poucos casos descritos em topografia de adrenal.
Comentários finais: O relato de caso demonstra um diagnóstico diferencial não endocrinológico de lesão em adrenal, assim como a sequência de investigação, ressaltando a importância do endocrinologista como parte da investigação etiológica.


Palavras-chave: angiossarcoma; adrenal

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio