Trabalhos Aprovados

Avaliação do estado nutricional através do índice de massa corporal durante campanha populacional



Autor(es): Rodrigues TA; Chagas BF; Siqueira CQL; Pescador MVB;
Apresentador(a): thiago acorsi rodrigues

INTRODUÇÃO: A obesidade, especialmente de distribuição abdominal, está associada com eventos cardiovasculares. Observa-se um aumento global nos casos de obesidade, com maior prevalência no sexo feminino. OBJETIVO: Realizar o diagnóstico nutricional através do Índice de Massa Corporal (IMC) em participantes de uma campanha de promoção à saúde. MÉTODO: Durante um evento de promoção à saúde em uma escola estadual no município de Cascavel/Paraná, foram aferidos peso e altura para cálculo de IMC, além da Pressão arterial (PA) e glicemia capilar (GC). O diagnóstico nutricional foi realizado através de IMC, em indivíduos < de 19 anos de idade foi utilizado o percentil do IMC ajustado para idade e sexo. RESULTADOS: Foram avaliados 70 pacientes, divididos em 2 grupos: menores de 19 anos (crianças), 40 indivíduos; e maiores de 19 anos (adultos), 30 participantes. A média de idade em crianças e adultos foi 11,35 ± 2,04 e 43,12 ± 9,7anos, respectivamente. No grupo pediátrico 28,6% apresentavam obesidade (IMC≥97ºPercentil) e 10,7% sobrepeso (IMC≥85e<97º percentil). A incidência de obesidade e sobrepeso nas meninas foi maior que nos meninos (de 36,4% x 23,5% e 18,2% x 5,9% respectivamente). Nos adultos, não foram encontrados casos de obesidade (IMC≥30kg/m2) no sexo ♂, porém 83,3% apresentavam sobrepeso (IMC entre 25-30 kg/m2). Em contrapartida, o percentual de sobrepeso e obesidade no sexo ♀ foi o mesmo (40%). Não houve alteração da GC nos participantes. 43% dos adultos e 11,5% das crianças apresentaram PA≥140/90. DISCUSSÃO: O grupo estudado apresentou alta incidência de sobrepeso e obesidade, sem casos de desnutrição, dados que estão de encontro com a literatura, que demonstra um aumento substancial na média do IMC entre os anos de 1975 e 2016 com redução da desnutrição. Concomitante ao aumento da obesidade, observa-se um aumento das suas comorbidades como diabetes, dislipidemias e hipertensão; com um maior risco de morte por eventos cardiovasculares. Esse estudo obteve um número alto de indivíduos com PA elevada, sugerindo presença de hipertensão. CONCLUSÃO: Pode-se identificar incidência elevada de IMC acima do considerado saudável em ambos os grupos, sendo a obesidade, no presente estudo, mais comum no sexo feminino. O cálculo do IMC é uma maneira simples de avaliar o estado nutricional, permitindo identificar populações de risco. Ações para reduzir a obesidade são necessárias para combater a pandemia de obesidade, bem como reduzir comorbidades a ela relacionada.

Palavras-chave: Obesidade; Índice de massa corporal; Pressão arterial

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio