Trabalhos Aprovados

IMPACTO DO TIPO DE DIABETES NOS DESFECHOS PERINATAIS EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA



Autor(es): Tessari P; Hellmann P; Trindade MAS; Silva JC;
Apresentador(a): Pâmella Hellmann

Introdução: A associação de diabetes e gestação aumenta os riscos de desfechos perinatais adversos e, com o tratamento, estes riscos são minimizados. Objetivo: Avaliar os impactos dos diferentes tipos de diabetes nos desfechos perinatais desfavoráveis. Métodos: Foi realizado um estudo transversal descritivo que traçou o perfil epidemiológico e o desfecho perinatal de gestantes que realizaram acompanhamento pré-natal por diabetes na gestação no período de 01/01/2010 à 31/03/2018. Foram construídos modelos de regressão logística multinominal para cálculo de razão de chance, de modo a examinar o impacto do tipo de diabetes na gestação comparando as DM (Diabete Mélito) prévias com a DMG (Diabete Mélito Gestacional) e ajustar o efeito das variáveis de confusão. O nível de significância estatística adotado é de 5% (p<0,05). Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da UNIVILLE sob o número 2.903.289 respeitando as resoluções 466/12. Resultados: A amostra foi composta por 550 gestantes. Desse total, 509 eram DMG (92%), 27 (4,9%) eram DM2 e 14 (2,5%) eram DM1. Após análise de razão de chance não encontramos diferença nos desfechos entre os tipos de DM1 e DM2 comparando com DMG no apgar baixo no primeiro minuto e no quinto minuto, hiperbilirrubinemia, disfunção respiratória, RN (recém-nascido) gigante para idade gestacional, hipoglicemia neonatal, admissão em UTI e prematuridade. Conclusão: Comparando-se os desfechos das gestantes portadoras de DM1 e DM2 em relação a DMG não encontramos aumento de chance nos desfechos perinatais desfavoráveis.

Palavras-chave: Diabetes mellitus; Gestação; Recém-nascido

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio