Trabalhos Aprovados

INFLUÊNCIA DO HIPOTIREOIDISMO GESTACIONAL EXPERIMENTAL (HGE) SOBRE A RESPOSTA INFLAMATÓRIA DA PROLE SUBMETIDA A UM MODELO DE ASMA ALÉRGICA



Autor(es): PRADO, M.I.O.; CARDOSO, L.R.; CAVALCANTI, D.B.; Menezes EC; Abreu FF; Carvalho VCB; Badauê-Passos DJ Júnior; Santos PR;
Apresentador(a): MARINA INÊS DE OLIVEIRA PRADO

Durante a gestação, o feto depende dos hormônios tireoideanos maternos para o seu correto crescimento. Esses exercem ações fisiológicas essenciais no funcionamento dos sistemas biológicos, com destaque para o desenvolvimento do sistema imunológico. Baseado em trabalhos que mostraram que o hipotireoidismo gestacional experimental (HGE) altera a resposta imunológica e que as condições adversas durante o desenvolvimento intrauterino são importantes programadoras da susceptibilidade ao desenvolvimento de doenças alérgicas, como a asma, o objetivo desta pesquisa foi investigar a influência do HGE na resposta inflamatória da prole submetida a asma alérgica. O HGE foi induzido em camundongos Swiss prenhas pela administração de Metimazol 0,02% na água de beber, do 9° dia gestacional até o dia do parto. Para verificar a influência do HGE na inflamação pulmonar, proles de mães hipotireoideanas (PMH) e eutireoideanas (PME) foram submetidas a um modelo animal de asma alérgica induzida por ovoalbumina (AAIO). Os dados obtidos foram expressos em média ± erro padrão da média (E.P.M.). As análises foram feitas utilizando a ANOVA two-way, seguida do pós-teste de Bonferroni. O nível crítico fixado foi de 5%. A PMH-OVA apresentou menor número total de células no lavado broncoalveolar (BAL) (p < 0,001); houve, também, menor atividade da mieloperoxidase (MPO) no pulmão (p < 0,001) e menor conteúdo de peroxidase eosinofílica no BAL (p < 0,05), comparados à PME-OVA. Conclui-se que o HGE teve efeito inibitório sobre o recrutamento de leucócitos totais para o lavado broncoalveolar (LBA), atividade da MPO no pulmão e conteúdo de peroxidase eosinofílica no LBA da prole submetida ao modelo de asma alérgica induzida por OVA.

Palavras-chave: hipotireoidismo gestacional; asma; inflamação

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio