Trabalhos Aprovados

AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL E ESTATURA E COMPARAÇÃO COM OUTROS DADOS ANTROPOMÉTRICOS PARA IDENTIFICAR HIPERTENSÃO ARTERIAL, HIPERGLICEMIA E DIABETES MELLITUS NA CIDADE DE CURITIBA-PR



Autor(es): Santos AN ; Coleto LH ; Cavalcanti AM; Pecoits RS; Moyses ST; Volaco A;
Apresentador(a): Angela Nazari dos Santos

Introdução: A obesidade está relacionada com o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes mellitus e hipertensão arterial, que têm sua prevalência crescente. Com isso, torna-se necessário o uso de marcadores mais sensíveis e específicos para avaliar o risco de desenvolver uma doença cardiometabólica. Um marcador é o WHtR (waist to height ratio), que é a divisão da circunferência abdominal pela estatura, sendo uma medida fácil que independe do sexo, etnia e idade. Objetivo: Determinar a média de WHtR em amostra de Curitiba, correlacionando-a com IMC, CA, CP, HAS e DM; comparar a área sobre a curva do WHtR com CA, IMC e CP e determinar o ponto de corte de WHtR para identificar DM e HAS. Método: Estudo transversal de base populacional realizado na cidade de Curitiba em que foram avaliados parâmetros antropométricos, glicemia de jejum, situação socioeconômica, prevalência de doenças crônicas e fatores de risco para condições crônicas. As análises estatísticas foram feitas com o software IBM SPSS Statistics versão 24, com as variáveis categóricas comparadas pelo teste qui quadrado e as contínuas pelo t de Student. O coeficiente de correlação de Pearson foi calculado para estabelecer a correlação entre WHtR, peso, IMC, CA e CP e o de Spearman para correlacionar hipertensão arterial e diabetes mellitus com WHtR, peso, IMC, CA e CP. Foi desenvolvido uma curva Receiver Operating Characteristic (ROC) para calcular a área sob a curva, determinando os valores de corte de melhor sensibilidade e especificidade de WHtR para identificar indivíduos com hipertensão, DM e HAS. Resultado: Foram analisadas 1103 pessoas, 65,9% eram mulheres, 19,5% apresentavam glicemia de jejum alterada, 13,8% DM, 29,3% HAS. A média de idade foi de 49,6 ± 17,9 anos e a média do WHtR 0,58 ± 0,09. A correlação do WHtR com o IMC foi 0,847, com CA 0,918, com CP 0,442, com HAS 0,27 e com DM 0,253. A medida de 0,58 foi o melhor ponto de corte para identificar indivíduos com DM (sensibilidade de 73,8% e especificidade de 61,2%) e HAS (sensibilidade de 65,1% e especificidade de 61,3%). A área sob a curva do WHtR foi superior aos demais para identificar DM e HAS. Conclusão: A WHtR teve valor médio de 0,58 e obteve correlação positiva com outros marcadores antropométricos, DM e HAS. A WHtR mostrou-se como bom indicador clínico para identificar indivíduos com DM e hipertensão arterial, com resultados superiores a outros marcadores antropométricos.

Palavras-chave: WHtR; Obesidade; CA

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio