Trabalhos Aprovados

MAPA EPIDEMIOLÓGICO DA ACROMEGALIA NO AMAZONAS



Autor(es): SILVA, A. C. Q. C. ; FRANCO, A. M. ; TAKATANI, V. M. P. ; JEZINI, D. L. ;
Apresentador(a): Andrezza Mendes Franco

INTRODUÇÃO: A acromegalia é uma patologia decorrente de excesso crônico na produção de hormônio do crescimento (GH), onde 95% é ocasionado por adenomas hipofisários, na grande maioria macroadenomas que secretam o GH de forma isolada (60%) ou mista. É rara, cuja incidência é de 3-4:1 milhão habitantes/ano e acomete pessoas entre 30 a 50 anos, sem predileção por sexo. Como a doença é insidiosa, tem como consequência o atraso diagnóstico, o qual permite o aparecimento ou agravo das complicações cardiovasculares, respiratórias e neoplásicas, além do aumento da mortalidade. OBJETIVO: O presente estudo objetiva fazer o levantamento do mapa epidemiológico da distribuição dos pacientes diagnosticados e em tratamento para acromegalia no Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas. MÉTODO: Estudo epidemiológico do tipo observacional, transversal e descritivo, onde os dados foram levantados a partir de registros de prontuários de pacientes acromegálicos cadastrados em ambulatório de referência em endocrinologia e neurologia; e pelo cadastro deles na Central de Medicamentos (CEMA), que fornece o tratamento clínico via SUS. As variáveis analisadas incluíam sexo, procedência e tipo de tratamento. RESULTADOS: Foram encontrados 24 pacientes registrados no SUS, 15 do sexo feminino e 09 do sexo masculino. Um total de 19 pacientes eram naturais e procedentes de Manaus, enquanto os demais eram de Tefé, Manaquiri, São Gabriel da Cachoeira, Parintins e Tabatinga. A distribuição do tratamento medicamentoso encontrada foi de 25% em uso exclusivo de Cabergolina; 37,5% em uso de Octreotida LAR e 29,1% em terapia combinada (Cabergolina e Octreotida), enquanto 04 pacientes foram submetidos à cirurgia hipofisária transesfenoidal. CONCLUSÃO: A distribuição geográfica da Acromegalia no Amazonas concentrou-se na capital, formada principalmente por mulheres, predominantemente em tratamento medicamentoso. Sendo observado que este padrão de opção terapêutica diverge da literatura, tendo em vista o número reduzido de pacientes submetidos à cirurgia preconizada. Acreditamos que isso se deve ao déficit no staff neurocirúrgico do Estado, disponibilidade dos medicamentos pela CEMA, além da falta de disponibilidade de vaga no SUS para tratamento fora de domicílio (TFD), que faz com que os medicamentos se tornem a primeira opção terapêutica.

Palavras-chave: Acromegalia; Mapa epidemiológico; Tratamento

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio