Trabalhos Aprovados

Perfil clínico e epidemiológico de pacientes com Doença de Paget Óssea atendidos em um centro de referência em Endocrinologia da Bahia



Autor(es): Gomes, JG; Bittencourt, LPO; Andrade, VND; Silva, IM; Fontana, GL; Lima, PCTM; Luna, IF; Mariano, DM; Pereira, NB; Macedo, JMS;
Apresentador(a): Joanna Garzedin Gomes

Introdução: A Doença de Paget Óssea (DPO) é uma enfermidade esquelética caracterizada por aumento de remodelamento ósseo e formação de osso de má qualidade, com etiologia ainda desconhecida. É uma patologia, em geral, assintomática, mas pode cursar com dor no local acometido e deformidades. O diagnóstico habitualmente é acidental, a partir da investigação de alterações laboratoriais e radiológicas. Objetivo: avaliar o perfil clínico e epidemiológico de pacientes com DPO atendidos em um centro de referência em Endocrinologia. Métodos: Trata-se de um estudo de caráter descritivo, observacional. Os dados foram coletados de prontuários de pacientes com diagnóstico de DPO acompanhados no departamento de metabolismo ósseo entre 2011 e 2018. Resultados: Foram avaliados 16 pacientes com DPO. Na população estudada, a patologia foi mais frequente no sexo masculino (66,7%) e na forma poliostótica (68,8%). Os sítios acometidos mais frequentemente foram bacia, crânio, fêmur e vértebra. A maior parte dos pacientes apresentava dor no sítio acometido (68,75%), com quase metade apresentando osteoartrose (46,67%), entretanto apenas 28% usava medicação para dor de forma contínua. A presença de compressão nervosa foi pouco frequente, apenas em 12,5% e a surdez foi observada em 3 dos 7 pacientes com comprometimento craniano. A idade média foi 68,8 anos, com diagnóstico após 7,4 anos do início do quadro clínico. A dor foi o principal sintoma que levou ao diagnóstico (87,5%), sendo seguida de deformidade, vertigem e perda da acuidade auditiva (6,25% cada). A presença de fratura no sítio acometido foi vista em 25%. Não houve diagnóstico de osteossarcoma. A deformidade no local acometido foi observada em 37,5% dos casos. Dentre as comorbidades, mais da metade dos pacientes eram hipertensos, 25% tinham diabetes mellitus tipo 2 e/ou tireoidopatias, 18,7% apresentavam dislipidemia e três pacientes tinham câncer de próstata. A densitometria era normal em apenas 15,3%, com osteopenia em 46,1% e osteoporose em 38,4%. Nenhum paciente tinha história familiar da doença. Em apenas um paciente foi encontrado descendência portuguesa. Conclusão: Corroborando dados da literatura, no presente estudo a DPO foi mais frequente a partir da quinta década de vida, na forma poliostótica, sendo a queixa de dor óssea a mais comum. Muitas vezes apresenta diagnóstico tardio, já associado a complicações como osteoartrose, deformidades, surdez e fraturas.

Palavras-chave: Doença de Paget Óssea; Dor óssea; Deformidades

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio