Trabalhos Aprovados

Hipercalcemia grave, um desafio para o endocrinologista



Autor(es): Souza IC; Souza CSM; Mendes HC; Procópio BB; Barcellos AHCS; Sampaio DO; Melo LF;
Apresentador(a): Bruno Bittencourt Procópio

Paciente do sexo feminino, 76 anos, encaminhada à endocrinologia para propedêutica de hipercalcemia grave. Afirma há duas semanas dispneia aos esforços, tosse oligoprodutiva,dor torácica e perda ponderal. Na história pregressa, hipertensão e hipotireoidismo. Nega tabagismo.
Na avaliação propedêutica inicial foi encontrado: cálcio iônico 1,82 mmol/L, PTH (6,9 pg/mL), cálcio urinário 12,2 mg/kg (633,60 mg/24h).TC de tórax com múltiplos nódulos milimétricos com padrão de árvore em brotamento, distribuídos difusamente em ambos os pulmões, com predomínio apical e ausência de linfonodomegalias mediastinais ou axilares. Na extensão da avaliação foi encontrado processo inflamatório crônico granulomatoso, sem necrose associada, em biópsia de broncoscopia e cultura negativa em lavado broncoalveolar, 1,25 OH- D (144,10 pg/mL), enzima conversora da angiotensina (ECA) (109,2 U/L) e eletroforese de proteínas com aumento policlonal das gamaglobulinas.
Diante clínica da paciente, aspecto radiológico com infiltrados, exclusão de outras etiologias e biópsia endobrônquica com granuloma não caseoso, firmou-se o diagnóstico de sarcoidose e optou-se pelo início do tratamento sistêmico - Prednisona 60 mg/dia. Após 20 dias de tratamento os valores de ECA reduziram para 13,6 U/L, cálcio para 1,30mmol/L e 1,25 OH-D para 23,7 pg/ml, a paciente já se encontrava mais ativa, alimentava-se melhor, não apresentava dispneia, tosse ou dor torácica.
DISCUSSÃO
A sarcoidose é uma doença granulomatosa não infecciosa de etiologia indeterminada, com pico bimodal: adultos jovens e mulheres entre 50-70 anos. Manifesta-se classicamente por dispneia, tosse e sintomas constitucionais, como perda de peso. Além da clínica, a abordagem diagnóstica inclui os critérios radiológicos: linfadenopatia e infiltrados pulmonares difusos. Em casos atípicos, institui-se a pesquisa por granulomas não caseosos. A abordagem terapêutica é baseada no estadiamento radiológico e na evolução clínica. Na presença de infiltrado pulmonar é indicado tratamento com corticoterapia sistêmica.
COMENTÁRIOS FINAIS
A sarcoidose deve ser considerada como diagnóstico diferencial de hipercalcemia.


Palavras-chave: hipercalcemia; sarcoidose

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio