Trabalhos Aprovados

Transição de insulina Basal-Bolus para a combinação fixa de insulina basal com análogo de GLP-1 (IDEG-LIRA) em paciente com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) – Relato de caso



Autor(es): Cardim AM; Franco BE; Ricci FR; Munhoz MF; Bulisani MGP; Almeida MFO; Rizzo P;
Apresentador(a): Anne Menezes Cardim

Relato de caso:
EDCM, masculino, 54 anos, portador de DM2 há 9 anos, internou por infarto agudo do miocárdio. Fazia uso domiciliar de insulina Degludeca 24U, Dapaglifozina 10 mg/d e Metformina 1g/dia. Na admissão hemoglobina glicada (HbA1c) de 11,8%. Durante internação fez uso de esquema Basal-Bolus com Degludeca 24U e Lispro 6U pré-prandiais com média de glicemias capilares de 159 mg/dL e desvio-padrão de 52. Na alta hospitalar mantido antidiabéticos orais com troca de basal-bolus para IDEG-LIRA 14U, e instalado Freestyle Libre™. Nos primeiros 14 dias após alta a HbA1c estimada foi de 4,8% com 17 eventos de hipoglicemia registrados. Ajustado dose para 10U com bom controle, HbA1c estimada de 5,6% e 3 eventos de hipoglicemia. Em março/2019 a HbA1c era 7,5%.
Discussão:
Em estudo randomizado comparando intensificação de tratamento de pacientes com insulina basal foi observado que IDEG-LIRA foi não-inferior ao esquema basal-bolus na redução de HbA1c. Neste relato de caso foi feita transição do esquema basal-bolus para IDEG-LIRA e demonstrado que o controle glicêmico foi mantido. Devido ao risco de hipoglicemia nesse paciente, foi iniciada uma dose menor do que o recomendado de IDEG-LIRA. A utilização do FreeStyle Libre™ auxiliou o ajuste de dose e diminuição de eventos hipoglicêmicos.
Conclusão:
A transição da terapia basal-bolus para IDEG-LIRA se mostrou eficaz e segura no tratamento do DM2. Para minimizar o risco de hipoglicemia e alcançar o alvo glicêmico é importante a titulação da dose desde o início do tratamento.


Palavras-chave: Diabetes mellitus tipo 2; análogo de GLP-1; insulina basal-bolus

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio