Trabalhos Aprovados

Hipocalcemia grave após dose única de denosumabe em paciente previamente submetida a cirurgia bariátrica disabsortiva



Autor(es): Guimarães NLB; Bezerra ACF; Pontes CRPA; Ribeiro FEB; Gonçalves Neto TR;
Apresentador(a): Theodoro Ribeiro Gonçalves Neto

Apresentação do Caso: Paciente do sexo feminino, branca, solteira, 35 anos, submetida a derivação gástrica em Y de Roux há 14 anos, com uso irregular das suplementações prescritas durante o seguimento ambulatorial no pós operatório, realizou 2 exames de densitometria óssea, com intervalo de 2 anos entre eles, que evidenciaram densidade mineral óssea abaixo dos limites esperados para idade, tendo apresentado, na comparação, perda significativa de massa óssea no colo femoral e no fêmur total. Foi optado por tratamento com denosumabe 60 mg via subcutânea. A paciente evoluiu com quadro de parestesias, confusão mental, rigidez e contrações musculares, com piora progressiva, de início 2 semanas após a primeira aplicação da medicação. Em avaliação clínica de urgência, foi verificado um estado de hipocalcemia grave: cálcio iônico 0,59 mmol/L (VR 1,12-1,32 mmol/L), fósforo 0,9 (VR 2,4-5,1 mg/dL) e magnésio 2,0 (VR 1,3-2,7 mg/dL). Necessitou de internação com cuidados intensivos, para reposição de cálcio endovenoso por cinco dias. Na alta hospitalar, foram prescritos citrato de cálcio 2 g/dia e calcitriol 1 mcg/dia. Persistiu com hipocalcemia refratária apesar de doses altas destas drogas. Evoluiu com normalização da calcemia apenas após 2 meses do incidente, à época com uso de citrato de cálcio 3 g/dia, calcitriol 2,25 mcg/dia e colecalciferol 50.000 UI/semana.
Discussão: A cirurgia bariátrica está relacionada a alterações no metabolismo ósseo, podendo levar a perda de massa óssea e aumento do risco de fraturas. Dentre os fatores envolvidos estão: a queda no estresse biomecânico; redução dos níveis de leptina e insulina; exclusão do trânsito intestinal de parte do delgado; dificuldade de suplementação de cálcio e vitamina D. A despeito de normocalcemia prévia à complicação, a paciente apresentava calciúria baixa. Outros contribuintes nesse caso foram o uso de medroxiprogesterona injetável, a presença de sinais de alto turnover ósseo e a deficiência prévia de cálcio e vitamina D.
Comentários Finais: A cirurgia bariátrica é capaz de proporcionar melhora das comorbidades relacionadas à obesidade grave, no entanto, está associada a complicações, incluindo a doença óssea metabólica. Nesse sentido é fundamental a suplementação adequada de vitaminas e minerais no pós-operatório. Devido ao risco de hipocalcemia, deve-se ter cuidado com uso de terapia antirreabsortiva para tratamento de osteoporose primária nessa população.


Palavras-chave: osteoporose; hipocalcemia; denosumabe

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio