Trabalhos Aprovados

Comparação da altura entre pacientes com puberdade precoce dependente de gonadotrofinas após 2 anos de tratamento com aGnRH isoladamente e em associação com GH



Autor(es): Couto RA; Lourinho LLC; David TF; Janaú LC; Cordeiro CC; Guerra CM; Franco IIF; Felício KM; Felício JS; Souza ACCB;
Apresentador(a): Rafaella Abrahão do Couto

Introdução: a puberdade precoce dependente de gonadotrofinas (PPDG) é uma condição rara, mais comum em meninas, na qual ocorre o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários em idade inapropriada e, também, a aceleração do crescimento linear e da idade óssea, prejudicando drasticamente a altura final dessa criança. O tratamento com os análogos do hormônio liberador de gonadotrofinas (aGnRH) para estabilização da idade óssea está consagrado na literatura, principalmente nos casos em que o diagnóstico ocorre precocemente e o tratamento é iniciado antes dos seis anos de idade. Objetivos: o presente trabalho buscou avaliar se o uso associado do hormônio do crescimento (rGH) foi superior ao uso isolado do aGnRH em relação a melhorar a altura predita na PPDG. Método: Estudo longitudinal restrospectivo analítico de prontuários de pacientes com puberdade precoce dependente de gonadotrofinas atendidos no ambulatório de endocrinologia do Hospital Universitário João de Barros Barreto. Após feito o diagnóstico clínico, laboratorial ou por imagem da PPDG, dividiu-se os pacientes em dois grupos (grupo aGnRH e grupo GH) de acordo com o tratamento a que foram submetidos. Avaliou-se descritivamente a casuística e analiticamente os dados coletados, comparando-os no início e após dois anos de tratamento. Resultados: o grupo submetido ao tratamento com associação aGnRH e rGH (n=27) foi menor que o grupo tratado apenas com aGnRH (n= 88), contudo, no grupo de tratamento associado, a proporção de meninos foi maior. O grupo GH possuía maior média de idade óssea (IO) antes da terapia. Ambos os grupos obtiveram avanço aceitável de IO no período de tratamento. O grupo GH obteve crescimento de 14,1 cm em altura ao longo de 2 anos de seguimento versus 11,1 cm no grupo aGnRH no mesmo período. A melhora da altura predita no grupo GH foi significativa, aumentando 7,4 cm em 2 anos de tratamento; o grupo em uso do análogo isolado melhorou 3,7 cm após 2 anos de bloqueio puberal. Conclusão: Tanto o tratamento com análogo isolado, como em associação com o hormônio do crescimento foram benéficos para a melhora da altura predita, porém no grupo com uso associado de rGH observou-se maior benefício, mesmo em pacientes que iniciaram tardiamente o tratamento, sendo assim, apesar do alto custo e da necessidade de mais estudos, ao menos nos pacientes com diagnóstico tardio da puberdade precoce dependente de gonadotrofinas, o uso do hormônio de crescimento deve ser considerado.


Palavras-chave: Puberdade Precoce; Hormônio liberador de Gonadrotopinas agonistas; Hormônio do Crescimento

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio