Trabalhos Aprovados

Avaliação da conduta da equipe médica visitadora frente a pacientes admitidos com hiperglicemia sem diagnóstico prévio de diabetes mellitus em hospital terciário da região Amazônica



Autor(es): Petermann A L; Crispin P D T B; Ribeiro L T; Silva B K S;
Apresentador(a): ANDRE LUIS PETERMANN

Introdução: A pesquisa buscou verificar a reação da equipe médica assistente frente a pacientes admitidos com hiperglicemia sem diagnóstico de diabetes mellitus em hospital terciário na região. Tinha como objetivo identificar se a equipe médica fazia o diagnóstico da hiperglicemia e se tinha uma conduta pró ativa para fazer a correção da hiperglicemia. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa prospectiva, de cunho quali-quantitativa, descritiva, analítica e transversal. A pesquisa foi submetida ao comitê de ética em pesquisa do hospital, ao CEP via plataforma Brasil e todos os pacientes foram orientados, bem como foi coletado o TCLE. As informações foram coletadas em todos os pacientes admitidos nas enfermarias de Clínicas Médicas I e II, onde foram acompanhados por 7 dias iniciais de sua internação, durante seis meses, no hospital terciário de maior complexidade do Estado de Rondônia, na região Amazônica. As equipes médicas visitadoras não tiveram conhecimento prévio da pesquisa. Foram realizadas descrições das variáveis, como as frequências absolutas e as porcentagens para variáveis qualitativas, medidas de tendência central e dispersão para variáveis quantitativa em estudo. Estas análises foram realizadas através do software Epi-Info, versão 7.2.2.6. Resultados: Foi realizado um teste piloto com 12 paciente que não participaram, para verificar se o formulário atendia a pesquisa. Houveram 126 admissões durante o período de dezembro de 2017 a maio de 2018. Desde total, 15 pacientes foram eliminados por preenchimento incompleto do formulário. Quando foi analisado a conduta da equipe médica frente a hiperglicemia na admissão, observou-se que em 98,99% dos pacientes, nada foi feito para estabelecer um controle glicêmico. Quando os pacientes foram reavaliados ao longo de uma semana de internação, observou-se que no 7º dia, em 95,96% dos pacientes, as equipes médicas permaneceram inertes. Conclusão: Não há, aparentemente, uma preocupação com a glicemia na admissão e nem ao longo da internação por parte da equipe médica frente aos pacientes, independente da condição clínica da internação. Esta falha, possivelmente contribui para o aumento do tempo de internação, da morbimortalidade e custo hospitalares. Devemos refletir e buscar meios de estimular, treinar e padronizar condutas, haja visto ser um hospital de maior complexidade do Estado e com programas de residência médica.

Palavras-chave: hiperglicemia; tempo de internação; equipe médica

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio