Trabalhos Aprovados

Doença de Graves: relato de dois casos familiares



Autor(es): Einsfeld E; Bohn AC; Haag AJP; Hoppen A; Krindges BD; Hellinger F; Fortunatti JA; Oliveira LF; Martins OR; Dal Berto AS;
Apresentador(a): Eloisa Einsfeld

Apresentação do Caso: Mãe e filho vem encaminhados ao ambulatório de endocrinologia devido à recidiva de Doença de Graves (DG) após tratamento. Mãe, de 51 anos, apresentava sintomas de ansiedade, desânimo e pele seca há quatro anos, quando foi diagnosticada na ESF com hipertireoidismo autoimune (anti-Trab e anti-TPO positivos e anti-tireoglobulina negativa). Vem a consulta no ambulatório em fevereiro/19, em uso de Tapazol 10mg, com exames de dezembro/2018: TSH: 0,90; T4L: 0,72. O filho, de 33 anos, foi diagnosticado com hipertireoidismo na ESF há dois anos. Antes do diagnóstico, sentia tremor fino de extremidades, ansiedade e nervosismo. No momento da consulta, em uso de Tapazol 10mg 2 cp/dia e assintomático. Traz exames laboratoriais (dezembro/2018): T3T: 1,49; T3L: 3,66; T4T: 12; T4L: 1,16; TSH: 0,01 e USG tireoide (novembro/2018): glândula com dimensões aumentadas, apresentando aumento difuso da vascularização. Foi aumentado Tapazol 10 mg de 2 cp/dia para 3 cp/dia. Solicitado iodoterapia com 15 mCi de iodo 131 para DG recidivada.
Discussão: A DG é uma desordem autoimune que consiste na hiperatividade da glândula tireoide. Apresenta como características uma síntese e secreção excessivas de hormônios da tireoide e achados clínicos muito típicos, que consistem em bócio difuso, oftalmopatia, dermopatia e acropatia. Afeta principalmente mulheres (9:1), entre 20-50 anos, possivelmente pela participação do estrogênio no sistema imunológico. Na origem da DG há participação tanto de fatores genéticos (HLA-DR, CTLA-4 e PTPN22) como ambientais (tabagismo, dieta rica em iodo, eventos estressantes e infecções prévias). Existe uma predisposição familiar importante, com cerca de 15% dos pacientes apresentando um parente com a mesma desordem. No caso apresentado, mãe e filho possuíam a doença, e, em ambos, recidivada.
Comentários finais: Com base no exposto, levanta-se a hipótese de uma herança genética, já que ambos, mãe e filho, possuem DG. Existem grandes evidências que os filhos de gestantes TRAB positivo tenham chances aumentadas de apresentar o mesmo marcador genético e desenvolver Doença de Graves. Visto que o caso acima é de diagnóstico tardio, uma avaliação precoce e direcionada poderia evitar tais complicações futuras. É de interesse médico reconhecer essas situações e tratar da maneira mais adequada possível.


Palavras-chave: Hipertireoidismo; Doença de Graves; autoimune

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio