Trabalhos Aprovados

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO E DO NÍVEL DE SONOLÊNCIA DIURNA EM PACIENTES COM HIPOTIREOIDISMO



Autor(es): Schrut,GCA; Okarenski, G; Stumpf, M; Polli, CGP; Kluthcocosky, ACG;
Apresentador(a): Gianna Carla Alberti Schrut

Introdução: O hipotireoidismo é uma síndrome clínica causada pela deficiência na produção ou ação dos hormônios tireoidianos resultando em alterações no metabolismo de forma sistêmica. Objetivo: Analisar a qualidade do sono e possíveis associações com variáveis socioeconômicas, clínicas e sonolência diurna em pacientes com hipotireoidismo. Método: Estudo observacional, transversal e de abordagem quantitativa. Foram coletados dados sociodemográficos e clínicos e aplicados os questionários “Índice de qualidade de sono de Pittisburgh (PSQI-BR)” e “Escala de Sonolência de Epworth”. As comparações entre os grupos foram realizadas pelos testes estatísticos Qui-quadrado de Pearson, teste exato de Fisher e coeficiente de correlação de Spearman, com nível de significância de 5%. Resultados: Os 66 pacientes tinham idade média de 48±15 anos, sendo 89,3% do sexo feminino. Sono de má qualidade foi observado em 60,6% da amostra e sonolência diurna excessiva em 39,4%. O TSH esteve fora da meta para idade em 54,4% dos pacientes e o valor de T4 livre abaixo do valor de referência (<0,9 ng/dL) em 14,5%. Idade maior ou igual a 50 anos (p=0,02) e 8 anos ou menos de escolaridade (p<0,01) foram associados a má qualidade do sono. Houve correlação negativa entre níveis séricos de T4 livre e qualidade do sono (componente 1 do PSQI-BR) (r=-0,27, p=0,036). Conclusão: Os resultados sugerem que a má qualidade do sono e sonolência diurna excessiva são altamente prevalentes nesta população. Portanto, devem ser sempre consideradas independentemente dos níveis de TSH estarem ou não na meta terapêutica.

Palavras-chave: Hipotireoidismo; Sono; qualidade do sono

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio