Trabalhos Aprovados

IMPACTO METABÓLICO DA TERAPIA HORMONAL CRUZADA (THC) NO TRANSGÊNERO MASCULINO (FTM)



Autor(es): laudier AA; Chambarelli M; de Marca K. ; Martins A;
Apresentador(a): KAREN DE MARCA SEIDEL

INTRODUÇÃO: O termo transgênero masculino é definido pelo indivíduo que nasceu com as características biológicas do gênero feminino, mas se identifica com o gênero masculino, podendo apresentar sofrimento (disforia) ou não. Sabemos que existem vários efeitos metabólicos com a utilização da THC (testosterona) em indivíduos biologicamente femininos o que pode acarretar aumento do risco cardiovascular.
OBJETIVO: Identificar o perfil metabólico dos pacientes FTM do ambulatório de disforia de Gênero do IEDE e avaliar os efeitos da THC em longo prazo. A partir destes dados podemos gerar políticas públicas de prevenção de doenças e aprimoramento da THC, evitando assim aumento da morbimortalidade desses indivíduos.
METODOLOGIA: Estudo observacional, transversal e retrospectivo com recrutamento de 50 prontuários de pacientes transgênero masculino com levantamento de dados da história clínica, dos dados antropométricos e do exame físico, assim como a presença de comorbidades e efeitos da THC.
RESULTADOS: Os pacientes têm em média 27 anos de idade, perceberam a disforia em média aos 11,8 anos e a THC foi iniciada em média aos 24,4 anos. Foram acompanhados por uma média de 29,3 meses, todos em uso de ésteres de testosterona de curta duração (Durateston ® ou Deposteron®). A média de ganho de peso foi de 1,8 kg, refletindo um incremento de 0,9 kg/m2 no índice de massa corporal (IMC). A maioria dos pacientes não desenvolveu piora importante do perfil lipídico ou glicídico e não houve relato do desenvolvimento de neoplasias, AVE, HAS, infarto agudo do miocárdio ou outros eventos tromboembólicos até o momento. Outros parâmetros laboratoriais também não alteraram significativamente como o hematócrito (média de 47%) e as enzimas hepáticas. Quanto aos efeitos esperados e desejados pelos pacientes foi visto que a maioria dos resultados como amenorreia, desenvolvimento de pelos, atrofia de mamas e engrossamento da voz foram desenvolvidos em até 1 ano de THC. E como efeito colateral, 76,9% desenvolveram acne e 50% alopecia.
CONCLUSÃO: A THC é considerada segura se bem monitorada e acompanhada por equipe multidisciplinar. A maioria dos efeitos desejados pelos pacientes foram adquiridos em tempo semelhante ao da literatura, mas ainda se torna necessário o acompanhamento dos mesmos para a observação de possíveis efeitos adversos em longo prazo.


Palavras-chave: EFEITOS METABÓLICOS; TRANSGÊNERO MASCULINO; TERAPIA HORMONAL CRUZADA

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio