Trabalhos Aprovados

FEOCROMOCITOMA BILATERAL: RELATO DE CASO



Autor(es): Pilletti, K.; d‘Acampora, A.C.; Alves, D.M.S.; Reus, B.S.; Spivakoski, C.S.; Marques, E.L.;
Apresentador(a): Karine Pilletti

APRESENTAÇÃO DO CASO: D.P.S, 23 anos, encaminhado ao serviço de endocrinologia aos 21 anos por suspeita de feocromocitoma bilateral. Apresentou diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica aos 14 anos, sendo iniciado tratamento. Aos 20 anos relatou episódios de picos hipertensivos, palpitações, tontura e cefaleia. Em exames de investigação para hipertensão secundária de setembro de 2016 solicitados pelo cardiologista apresentou ácido vanilmandélico em urina de 24 horas 29,3mg/mL (normal até 6,6) e Ressonância Nuclear Magnética abdominal com imagem nodular em adrenal bilateralmente medindo 50x33mm à direita e 40x29mm à esquerda. Neste serviço foi solicitada cintilografia com metaiodobenzilguanidina que identificou captação apenas à direita. Realizada adrenalectomia direita em fevereiro de 2017 que confirmou feocromocitoma. Manteve-se hipertenso e com aumento de catecolaminas (adrenalina 18,7mcg/24h – VR até 27, noradrenalina 391,2mcg/24h – VR até 97 e dopamina 560mcg/24h – VR até 540) e metanefrinas (normetanefrinas 1896mcg/24h – VR até 732) urinárias após 3 meses. Realizou então adrenalectomia esquerda em abril de 2019, confirmando feocromocitoma bilateral. DISCUSSÃO: Feocromocitomas são neoplasias das células cromafins da medula adrenal que produzem catecolaminas. São tumores raros, com uma prevalência de 0,2% dos indivíduos hipertensos. A maioria dos casos é esporádica (80%), os demais são familiares ocorrendo isoladamente ou como parte de uma desordem genética. Apresenta um pico de incidência entre os 40 a 50 anos de idade, com igual frequência entre os sexos. Quanto à localização, 90% dos tumores ocorrem na adrenal. Apenas 10% dos casos são bilaterais, sendo mais frequentes nos feocromocitomas familiares e em pacientes mais jovens. A frequência de malignidade desse tumor é de 10%. O quadro clínico consiste na tríade clássica de paroxismos de cefaleia, palpitação e sudorese, acompanhada de hipertensão arterial. O diagnóstico é feito através da medida de catecolaminas séricas ou urinárias ou de seus metabólitos na urina, com posterior avaliação por exame de imagem. O tratamento é feito com ressecção cirúrgica, com melhora da pressão arterial e das crises adrenérgicas. COMENTÁRIOS FINAIS: Embora o feocromocitoma seja uma causa rara de hipertensão arterial, deve ser investigado por ser curável, potencialmente maligno ou estar associado a outros tumores. Nosso caso representa uma pequena porcentagem em que o tumor ocorre bilateralmente.

Palavras-chave: Feocromocitoma; Bilateral; Adrenal

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio