Trabalhos Aprovados

Avaliação de força muscular, desempenho físico e neuropatia periférica em portadores de diabetes



Autor(es): Farneda, I; Martini, F.; Ferreira, M.C;
Apresentador(a): Iara Farneda

Introdução: O músculo esquelético é um dos principais alvos da insulina, desempenhando papel importante na regulação da glicose. Nele ocorre um processo contínuo de degradação e síntese de proteínas, que são necessários para sua integridade. A resistência e os defeitos na sinalização da insulina no músculo, podem acarretar uma elevação nos produtos finais da glicação (AGE), causando síntese muscular reduzida e acúmulo de AGE no músculo e nas cartilagens em pacientes com diabetes tipo 2 (DM2). Outro fator importante é a diminuição dos neurônios motores. A neuropatia diabética é uma complicação comum e leva ao enfraquecimento muscular, principalmente nas regiões distais. Outro fator relacionado à diminuição da força muscular no DM2, é o aumento das citocinas inflamatórias. Acredita-se que estas tenham efeitos deletérios sobre força, massa muscular e desempenho físico. Objetivo: Avaliar força muscular e desempenho físico em diabéticos, bem como sua correlação com tempo de diagnóstico, controle glicêmico e neuropatia periférica. E analise comparativa com indivíduos não diabéticos (NDM). Método: Foram incluídos indivíduos de ambos os sexos, portadores e não portadores de DM2, com 45 a 75 anos de idade, capazes de deambular sem auxílio. Avaliamos a força muscular pelo teste de preensão palmar (PP) com dinamômetro manual Crown, e o desempenho físico e avaliação indireta da força, por meio do teste de mobilidade Time Up and Go (TUG). A massa muscular foi estimada pela medida da circunferência da panturrilha. Resultados: Foram analisados até o momento 55 DM e 46 NDM, média da idade 62 anos nos DM e 57 anos nos NDM. No teste Time Up and Go (TUG) a média dos DM foi de 11,19 versus 10,13 segundos nos NDM (p=0,037). No teste de preensão palmar (PP) a média foi de 18,3 kgf no grupo DM versus 24,11 kgf nos NDM (p=0,002). Verificamos associação entre o desempenho físico no TUG e o tempo de DM (p=0,037), e também a presença de neuropatia periférica (NP) correlacionou-se com o tempo de DM2. Nos portadores de NP o tempo de DM2 foi 12,4 anos e nos não portadores foi 4,5 anos (p=0,008). A analise de associação foi positiva entre os testes PP (p=0,07) e TUG (p=0,003) e a presença de NP. Não verificamos associação entre DM e circunferência da panturrilha até o momento. Conclusões: O diabetes tipo 2 está associado a uma maior perda de força muscular e pior desempenho físico. Quanto maior o tempo de doença maior a incidência de neuropatia periférica e pior a força muscular.

Palavras-chave: Diabetes mellitus tipo 2; Força muscular; Neuropatia diabética

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio