Trabalhos Aprovados

OFTALMOPATIA DE BASEDOW-GRAVES COM INÍCIO EM FASE PÓS-TIREOTÓXICA: RELATO DE CASO



Autor(es): Marques TN; Soares LMG; Dutra HGR; Martins KN; Soares LL; Martins V; Lepre AA; Cruz MGA; Reis LO; Maguetas LS;
Apresentador(a): Kemely Nakassugui Martins

Apresentação de caso: E.L.O., 40 anos, masculino, branco, da cidade de Fernandópolis, São Paulo. Foi encaminhado ao ambulatório de especialidade de endocrinologia, referenciado pelo posto de saúde (PS), para avaliação e acompanhamento de hipotireoidismo, pós radioiodoterapia (RIU) por Bócio Nodular Tóxico (BNT) há 1 ano. Referiu que há 2 meses vem apresentando lacrimejamento e aumento no tamanho do olho direito, procurou oftalmologista que solicitou ressonância magnética ocular, mostrando ausência de tumoração e região adjacente. De hábitos, referiu ser tabagista. Solicitado exames laboratoriais, evidenciou-se hormônio estimulante da tireoide, tetraiodotironina e triiodotironina dentro da normalidade. Os anticorpos da tireoide e anticorpo anti-receptor de TSH (TRAb), vieram positivos. Confirmando o diagnóstico de oftalmopatia de Basedow-Graves (OBG). Discussão: A OBG é uma manifestação extratireoidiana, autoimune, comum da doença de Basedow-Graves (DBG). O início é mais relacionado com o estado hiperfuncionante da tireoide, porém, apesar de raro, podem existir casos que a OBG anteceda ou apareça depois da resolução do hipertireoidismo. A DBG tem como primeira escolha o tratamento com drogas antitireoideanas, sendo capaz de minimizar a OBG. Em caso de contraindicação, reação adversa, falha terapêutica ou por escolha pode-se optar pela RIU ou cirurgia. O paciente recebeu o RIU de acordo com o diagnóstico de BNT, levando ao eutireoidismo; porém a DBG estava provavelmente oculta, passando despercebida em consulta realizada no PS. O RIU pode ter um efeito adverso na OBG, aumentando a frequência com que essa OBG se desenvolva ou agravando caso esteja ativada, sobretudo em tabagistas. O paciente foi encaminhado ao oftalmologista para avaliação morfofuncional e melhor abordagem terapêutica ocular. Comentários finais: A OBG é encontrada com maior frequência em pacientes com hipertireoidismo por DBG. O paciente em questão apresentou a oftalmopatia em fase hipofuncionante da glândula, o que prova o caráter do acometimento ser imunológica e não hormonal. Estudos sugerem que o RIU pode induzir ou agravar a OBG, assim como aumentar o TRAb inicialmente, o que pode explicar o agravamento da OBG ,ou como neste relato, o seu aparecimento. Mais estudos são necessários para conhecer melhor os processos imunológicos e, assim, desenvolver métodos diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes, principalmente na OBG.

Palavras-chave: Oftamopatia de Basedow Graves; Tireoide; Doença de Basedow Graves

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio