Trabalhos Aprovados

Obesidade, e suas implicações hospitalares no Brasil: uma compilação de dados.



Autor(es): SILVEIRA JUNIOR, P.P.J.B; FASSARELLA MR; BASTOS JUNIOR, R. M;
Apresentador(a): Michel Rodrigues Fassarella & Paulo Jonas Boechat

A obesidade, é caracterizada por excesso de tecido adiposo que pode prejudicar as funções fisiológicas do organismo, vem se tornando, nos últimos anos, uma preocupação para a saúde pública. No Brasil, a obesidade cresceu 60% ao longo de 10 anos, acometendo 18,9% dos brasileiros, segundo dados governamentais de 2017. O presente estudo tem como objetivo analisar dados epidemiológicos como mortalidade entre outras implicações hospitalares causados pela patologia metabólica conhecida como obesidade. Foi realizada uma revisão bibliográfica e uma coleta de dados de caráter observacional, descritiva e transversal dos dados disponíveis no DATASUS- Produção Hospitalar do SUS (SIH/SUS) – do mês de janeiro de 2018 ate abril de 2019. Foram avaliados o número de internações, taxa de mortalidade, número de óbitos, custo total, faixa etária, distribuição geográfica e temporal dos dados. O numero de internações devido à obesidade foi de 18720 mil ao total, sendo a região Sul com o maior numero de internações (10693 internações) do país. A taxa de mortalidade em media total no Brasil é de 0,16% e a região Norte com uma numeração de 1,5% sendo a maior. O número de óbitos no período descrito alcança a numeração de 30. O custo para a máquina pública e os setores de saúde privados atinge a 99.181.737 reais. A faixa etária com maior número de óbitos esta entre 40 a 49 anos de idade, com 11 óbitos de 30. Conclui-se a partir dos dados, que a obesidade, enquadrada dentro das síndromes metabólicas, atinge um alto numero de óbito, uma vez que se trata de uma patologia que tem cura, controlável e bastante conhecida (porém negligenciada) pela maior parte da população. Nesse viés, mostra-se um inaceitável número de óbitos por obesidade, deixando claro, que a doença é de grande prevalência, sendo considerada como um importante fator de risco para outras patologias de alta morbimortalidade, que não estão notificadas neste estudo. É fato que o gasto e o numero de óbitos são elevados altos, evidenciando assim a necessidade de discussão do tema, uma vez que é uma doença totalmente previnível.

Palavras-chave: Obesidade; DATASUS; Óbitos

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio