Trabalhos Aprovados

Prolactinoma gigante com resistência parcial à cabergolina e responsivo ao octreotide: relato de caso



Autor(es): Gonçalves VRFM; Tannure TF; Duarte UFDS; Warszawski L; Santana IM;
Apresentador(a): Vinicius Ribeiro Ferreira Mendonça Gonçalves

Apresentação: Paciente 35 anos, sexo masculino, procurou atendimento hospitalar devido a cefaleia intensa. A dor é recorrente desde os 15 anos de idade, com piora nos últimos 2 anos, diminuição de acuidade visual, diplopia, disfunção erétil e epistaxes recorrentes. Ao exame físico, hemianopsia temporal em olho direito à campimetria por confrontação. Aos exames laboratoriais, constatada prolactina sérica diluída de 43204,78, e TC de crânio com volumosa lesão expansiva heterogênea, com epicentro na região selar e extensão supra selar; medindo 6.5 x 6.1 x 5.9 cm e ocupando topografia das carótidas e seios cavernosos bilateralmente.
Realizada hipótese diagnóstica de prolactinoma, e paciente começou a fazer uso de cabergolina 0,5mg/semana, evoluindo para 3,5mg em até 2 anos. Apresentou melhora bioquímica substancial, porém sem normalização da prolactina (43000 para 184), sem melhora clínica e sem redução da massa hipofisária ao exame de imagem, além de 2 dosagens de IGF-1 elevadas e clínica de neuralgia do trigêmeo em hemiface esquerda. Associado Octreotide LAR à cabergolina, progredindo com melhora clínica, normalização dos níveis de prolactina sérica e redução do tamanho da massa à RNM de crânio, sendo suspenso seu uso após 4 anos de tratamento.

Discussão: O prolactinoma é um adenoma hipofisário caracterizado pela secreção autônoma de prolactina, cujo diagnóstico apresenta cunho clínico e laboratorial. Neste caso, o valor muito alto da prolactina sérica, associado ao quadro clínico sugestivo de tumor suprasselar, e o exame de imagem confirmam tal diagnóstico, estando indicado o início do tratamento com agonista dopaminérgico (cabergolina). Porém, o paciente do caso descrito não apresentou normalização da prolactina sérica nem redução de até 50% da massa tumoral, configurando-se critérios de resistência ao agonista dopaminérgico. Associado octreotide LAR devido a dosagens elevadas de IGF-1 e quadro de neuralgia durante o uso da cabergolina, em que paciente apresentou evolução com melhora dos parâmetros clínicos, laboratoriais e radiológicos, constituindo o quadro de prolactinoma resistente à cabergolina e sensível ao octreotide.

Comentários finais: Este caso demonstra o desafio na terapêutica dos prolactinomas, em que, apesar dos agonistas dopaminérgicos continuarem sendo seu tratamento principal, a associação de outras drogas pode-se fazer necessária, como o octreotide. A cirurgia transesfenoidal não é o tratamento de primeira linha dos prolactinomas.


Palavras-chave: Prolactinoma; Cabergolina; Octreotide

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio