Trabalhos Aprovados

Ocorrência do diabetes mellitus no estado do Rio de Janeiro relacionado à necessidade de tratamento de pé diabético complicado



Autor(es): FASSARELLA, M.R; SILVEIRA JUNIOR, P.B; BASTOS JUNIOR, R.M;
Apresentador(a): Michel Rodrigues Fassarella & Paulo Jonas Boechat

O diabetes mellitus, que é uma doença metabólica hiperglicemiante, devido alterações na secreção de insulina ou em sua ação em nível de receptores, causa diversas alterações no organismo. Uma das complicações do diabetes é o pé diabético, que se caracteriza por lesões ulceradas e sendo a causa de 50% das amputações não traumáticas de membros inferiores, devido aos baixos níveis de glicose edéficit circulatório sanguíneo no local. Mesmo após a amputação do membro inferior, sabe-se que a sobrevida dos pacientes é de 50%. Analisar a ocorrência da doença no estado do Rio de Janeiroe a relação quantitativa com a prevalência do pé diabético causados pela patologia metabólica conhecida como diabetes. Foram realizadas uma revisão bibliográfica de autores científicos e uma coleta de dados de caráter observacional e descritivo dos dados disponíveis no DATASUS - Produção Hospitalar do SUS (SIH/SUS),do mês de janeiro de 2018 até março de 2019. Foram empregados os seguintes parâmetros: internações por ano/mês, municípios do estado do Rio de Janeiro, ListaMorb CID-10: diabetes mellitus e AIH aprovadas de tratamento de diabetes mellitus e tratamento de pé diabético complicado. No estado do Rio de Janeiro, interpretando os dados obtidos, o número de internações devido à diabetes foi de 9.332 mil ao total, sendo a cidade do Rio de Janeiroa mais relevante levando-se em conta o número de internações (2.779 internações) do país, sendo, então, aproximadamente 30% dos casos hospitalares registrados. Desses milhares de casos ocorridos no estado, 405 foram sujeitos a tratamento hospitalar devido à complicação por pé diabético, indicando aproximadamente 4% dos casos, sendo também, a maior parte na capital Rio de Janeiro (135 internações). Conclui-se a partir dos dados, que o diabetes mellitus, uma doença metabólica, pode causar complicações graves, como exemplo o pé diabético (em 4% das pessoas, levando-se em conta o estado do Rio de Janeiro), uma vez que é uma doença que altera vários processos fisiológicos e a circulação. A cidade do Rio de Janeiro, que detém a maior parte dos casos de diabetes, provavelmente por ser uma capital deve,portanto, dispensar maior atenção no que se refere à estratégias direcionadas para o melhor manejo desta doença assim como também de suas complicações como o pé diabético.

Palavras-chave: Diabetes; DATASUS; Pé diabético

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio