Trabalhos Aprovados

Perfil epidemiológico de pacientes com hipopituitarismo e síndrome metabólica em um Hospital Universitário



Autor(es): Oliveira IC; Rezende RC; Carvalho DSL; Andrade GB; Reis MAL; Braga F; Rodrigues MLD; Antunes DE; Viggiano DPPO; Jatene EM;
Apresentador(a): Isabella Carvalho Oliveira

Introdução: O hipopituitarismo consiste na deficiência de um ou mais hormônios hipofisários. Já a síndrome metabólica é representada por fatores de risco cardiovascular, relacionados à deposição central de gordura e à resistência à insulina. Vários estudos mostram relação entre essas duas condições.
Objetivo: Traçar o perfil epidemiológico de pacientes com hipopituitarismo e síndrome metabólica acompanhados em um hospital universitário.
Método: Estudo transversal, retrospectivo, realizado com dados de prontuário. O trabalho foi submetido e aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa. Foram avaliadas as variáveis: sexo, idade, causa do hipopituitarismo e presença dos itens da definição de síndrome metabólica, segundo a IDF, estimando-se sua prevalência no grupo de pacientes.
Resultados: Identificaram-se 98 pacientes com hipopituitarismo, sendo 55 homens e 43 mulheres, com idades entre 11-86 anos. As principais causas de hipopituitarismo foram adenoma hipofisário não funcionante, Síndrome de Sheehan e craniofaringioma. Para a avaliação metabólica foram excluídos indivíduos com Doença de Cushing e Acromegalia. Dos 89 pacientes restantes, 30 apresentavam obesidade, sendo 27 obesidade grau 1; 6 obesidade grau 2 e 7 obesidade grau 3. Vinte e cinco pacientes apresentavam sobrepeso. Dezesseis eram eutróficos e 3 eram magros. Em 5 deles não foi possível avaliar o IMC por falta de dados. A obesidade foi mais prevalente na faixa etária de 51 a 60 anos; e em segundo lugar, entre 61 e 70 anos, mostrando uma relação com o envelhecimento. A HAS esteve presente em 25% dos pacientes; a GJ alterada em 25%; o HDL baixo em 29%; a hipertrigliceridemia em 49%. Nos prontuários em que não havia dados de circunferência abdominal, o critério obesidade foi considerado para análise de prevalência de síndrome metabólica. Trinta e um porcento dos pacientes apresentavam síndrome metabólica, semelhante à prevalência da população geral, que é de 25-35%. A SM foi mais prevalente nos homens (H=75% e M= 25%), divergindo da literatura, que mostra maior prevalência em mulheres. A SM prevaleceu na faixa etária de 61-70 anos (32% dos casos).
Conclusão: Não houve maior prevalência de síndrome metabólica nos pacientes com hipopituitarismo, mas obesidade e sobrepeso foram prevalentes. O principal limitador do estudo foram os dados incompletos de circunferência abdominal. Pacientes sem dados e com sobrepeso poderiam ter SM, aumentando a prevalência nessa população.


Palavras-chave: hipopituitarismo; síndrome metabólica; obesidade

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio