Trabalhos Aprovados

Hipertireoidismo e câncer diferenciado de tireóide : Relato de Caso



Autor(es): MACHARETH MMV; Seminotti J; Gehrke B; Marques TAN; Maciel DC; Rodrigues BC; Coelho MC; Machado M; Henriques JLM;
Apresentador(a): MARÍLIA MEDEIROS VITORIO MACHARETH

Apresentação do caso: M.L.B.I., 30 anos, sexo feminino, com queixas de tremores, palpitação e irritabilidade. Ao exame: Tireóide aumentada de volume cerca de duas vezes, elástica, sem nódulos palpáveis. Diagnosticada com hipertireoidismo (HT).Autoimunidade positiva para AntiTPO. Iniciado tratamento com metimazol e propranolol.Sem sucesso no tratamento, por má adesão. Ultrassonografia (US) tireoidiana com nódulo hipoecogênico, em Istmo, de 1 cm, sem calcificações. Laudo de PAAF: “Agrupamento de células foliculares reacionais. Substância coloide. Material insuficiente”. Por uso irregular de medicação foi encaminhada à radioiodoterapia (RAI), com proposta de acompanhamento do nódulo. Após 6 meses da RAI, evoluiu com hipotireoidismo e foi iniciada a reposição com levotiroxina. US, após 2 anos mostrava istmo de contorno irregular ás custas de áreas hipoecóicas, de contornos definidos e regulares, medindo 1,2 x 0,8 cm com fluxo apenas periférico ao doppler e IR de 0,80. No oitavo ano de pós RAI apresentou ao US duas formações nodulares, hipoecóicas, ocupando o Lobo Esquerdo (LE), de contornos definidos e algo irregulares, medindo 2,1 x 1,4 cm e 2,1 x 1,1 cm, com pontos hiperecogênicos na maior, sugestivo de microcalcificações. PAAF: Bethesda I. Ausentou-se do Serviço por 2 anos, retornando com queixas de sintomas compressivos e volumosa massa cervical, em topografia de Istmo e LE. US com cisto de conteúdo espesso, medindo 9,3 cm no maior eixo, contíguo a 2 outros cistos de 2,0 e 1,6 cm nos maiores eixos, com vegetação interna vascularizada. PAAF Bethesda V. Realizada tireoidectomia total. Laudo:Ca Papilífero com degeneração cística e hemorragia.
Discussão:Cari Kitahara et al demonstraram um aumento do risco de câncer diferenciado de tireóide(CDT)em pacientes com diagnóstico prévio de HT e tireoidite, que não poderia ser associado ao aumento da vigilância médica.L. Liang et al encontraram dados em que CDT em pacientes com HT têm um comportamento agressivo, alta incidência de invasão local e pior prognóstico do que em eutireoidianos. Al Eyadehet al em uma coorte de pacientes que receberam tratamento com RAI, para diferentes causas de tireotoxicose, mostrou prevalência de CDT,nesses casos, com relação àqueles que não receberam RAI.
Considerações finais: Destacamos a importância da vigilância ao longo da vida,nos pacientes com HT, com relação a nódulos, sejam pré-existentes ou de surgimento recente, principalmente, naqueles tratados com RAI.


Palavras-chave: Hipertireoidismo; Câncer de tireóide

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio