Trabalhos Aprovados

Injeção percutânea de etanol no tratamento de nódulos tireoidianos: ensaio clínico



Autor(es): Alcântara-Jones, DM; Barros LMB; Rocha, VB; CostaJrLBd; Lavinas-Jones, JM; Pita,GB; ARAUJO,LAB; Adan, LFF;
Apresentador(a): Daysi Maria de Alcântara Jones

A injeção percutânea de etanol (IPE) vem sendo utilizada como forma alternativa à cirurgia no tratamento de nódulos tireoidianos (NT), mas não se tem comparado a redução do NT tratado com NT não tratados. Objetivos: O presente estudo se propõe comparar a redução volumétrica de NT tratado por IPE, com o NT não tratado, do mesmo paciente, além de avaliar as variáveis independentes que possam ser preditivas de êxito, no tratamento. Indivíduos e Métodos: De 282 portadores de bócio multinodular, foram selecionados aqueles casos em que o paciente tinha dois nódulos, assestados em lobos distintos, onde foi possível comparar duas condutas habituais para esta patologia: a IPE e a observação. Foram selecionados cento e cinqüenta nódulos, de setenta e cinco pacientes (6M: 69F), com idade média de 52 ± 24,9 anos. Foi um estudo de intervenção, sem randomização, posto que a prioridade era tratar o NT de maior volume ou o NT hiperfuncionante (quando houvesse). Um único observador experiente na realização de IPE e um especialista em ultrassonografia realizaram as intervenções. Resultados: Os NT tratados que mediam em média 14,7±16,19mL reduziram 72,6 ± 27,2 % dos seus volumes iniciais enquanto os NT não tratados cresceram em média 365,66%, e a diferença entre eles foi altamente significante (p<0,00001).Os pacientes realizaram em média 4,0±3,0 sessões de IPE e não foram constatadas complicações. A análise de regressão logística mostrou que o poder de redução da IPE esteve associado às características ecográficas dos nódulos e não ao número de sessões realizadas no tratamento. Conclusões: A IPE demonstrou reduzir eficazmente o volume dos nódulos tireoidianos tratados em comparação àqueles não tratados. Os achados deste estudo confirmam que a IPE é um tratamento eficaz na redução de NT e deve ser indicada para tratamento de primeira linha em NT benignos.

Palavras-chave: Nódulo da glândula tireoide;; Bócio multinodular; Etanol;; Técnicas de ablação; Ensaio clínico

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio