Trabalhos Aprovados

Uso off label de tamoxifeno e hipertrofia endometrial: um relato de caso.



Autor(es): Rodi HF; Balduino GE; Wohlers L;
Apresentador(a): Helena Fóes Rodi

Apresentação do Caso: paciente feminina, 37 anos, previamente hígida, apresenta sangramento vaginal volumoso, diário, associado à dismenorreia há 15 dias. Com histórico de uso prévio de anabolizantes e, atualmente, em uso de tamoxifeno 20 miligramas ao dia, há mais de 6 meses. Ao exame físico: bom estado geral, corada, hidratada, PA: 130x80mmHg. Abdome: flácido, distendido, indolor, massa palpável 10 centímetros acima da sínfise púbica. Ultrassom transvaginal mostrou o volume uterino de 322 centímetros cúbicos, espessamento endometrial de 31 milímetros. Indicado suspensão da medicação e solicitado RNM. A RNM evidenciou importante espessamento heterogêneo com realce hipervascular pelo meio de contraste e áreas de restrição à difusão de permeio. Áreas de perda da interface endométrio/miométrio, com miométrio discretamente heterogêneo. Espessura endometrial: 37 milímetros. Volume uterino: 279,9 centímetros cúbicos, sem espessamentos dos ligamentos útero-sacros, tórus uterino ou no compartimento anterior da pelve.
Discussão: O tamoxifeno é um modelador seletivo do receptor de estrogênio que exerce ação tecido-específica. Além do uso para câncer de mama, tendo em vista que a droga reduz a quantidade e o tamanho dos tumores de mama ER positivos, pela atividade antagonista nesse tecido, também é muito utilizado por usuários de anabolizantes esteroides. Um dos seus usos off label é com objetivo de evitar a ginecomastia causada pela conversão de testosterona em estradiol através da aromatização, em virtude de ciclos prévios com anabolizantes esteroides. Algumas mulheres usuárias de anabolizantes utilizam o tamoxifeno com o intuito de estimular a ovulação – a paciente fez uso prévio de anabolizantes. Todavia, a ação agonista no endométrio eleva o risco de sangramento uterino, hipertrofia e câncer endometrial, podendo justificar o sangramento uterino anormal e o significativo espessamento endometrial na paciente. O tamoxifeno aumenta em 2 a 3 vezes o risco de câncer endometrial e doença tromboembólica.
Comentários finais: O uso off label de tamoxifeno para “fins estéticos” em mulheres pode gerar consequências como sangramento uterino anormal – caso da paciente em questão, associado a importante espessamento endometrial - câncer endometrial, além de doença tromboembólica, devendo sempre priorizar a saúde da paciente.


Palavras-chave: tamoxifeno; Hemorragia Uterina; Endométrio

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio