Trabalhos Aprovados

FRATURA ATÍPICA EM PACIENTE COM RAQUITISMO HIPOFOSFATÊMICO SECUNDÁRIO À SÍNDROME DE FANCONI: RELATO DE CASO



Autor(es): Machado VM; Borba VZC; Nabhen JJ; Stollmeier A; Kuhn AW; Silva BS; Bussolo I; Marques JO; N Frare; Corso LM;
Apresentador(a): Vinicius Mariotti Machado

Paciente do sexo feminino, 41 anos, diagnosticada com Raquitismo Hipofosfatêmico secundário a Síndrome de Fanconi aos cinco anos, em seguimento com a endocrinopediatria desde então, recebendo reposição de fosfato e colecalciferol. A história familiar revelava irmã com Raquitismo. Aos 35 anos, em investigação de dor em quadril a direita, foi constatada fratura atípica do fêmur ipsilateral, sem história de traumatismo ou queda. Iniciou seguimento com a endocrinologia adulto no ano seguinte, sendo diagnosticada com falência ovariana precoce e osteoporose à densitometria óssea e adicionado alendronato, carbonato de cálcio, calcitriol e terapia de reposição hormonal. Sem novas fraturas desde então.
Discussão
Os critérios maiores da ASBMR (American Society for Bone and Mineral Research), essenciais ao diagnóstico de fraturas atípicas e à diferenciação das fraturas osteoporóticas, incluem: localização na região subtrocantérica e diáfise do fêmur, associação com trauma mínimo ou sem associação com trauma, configuração transversa ou oblíqua curta e ausência de fragmentação. Diversas séries apontaram fraturas atípicas em pacientes em uso de bifosfonados e estudos mostram que a incidência nestes é significativamente maior que em pacientes nunca tratados com estas drogas. Porém, a paciente em questão iniciou o uso de bisfosfonados após a fratura atípica, o que sugere a busca por outra etiologia para o evento. Ainda, apesar de a paciente ter sido diagnosticada com osteoporose no ano seguinte à fratura, os critérios da ASBMR desfavorecem a correlação da fratura com o quadro osteoporótico. A paciente é portadora da síndrome de Fanconi, disfunção do túbulo proximal que leva à excreção urinária excessiva de solutos e diurese osmótica, associada a raquitismo hipofosfatêmico. Assim, sugere-se que o estresse do fêmur devido à deformidade óssea e a insuficiência devido à mineralização deficiente, resultados do quadro de raquitismo hipofosfatêmico, representam a possível etiologia da fratura na paciente.

Comentários Finais
As fraturas atípicas são entidades incomuns e devem ser diferenciadas das fraturas osteoporóticas. Devido ao fato de haver pouca informação na literatura a respeito da epidemiologia e etiologia das fraturas atípicas, sugere-se a necessidade de que estudos futuros sejam conduzidos e a importância de serem relatados casos como este.


Palavras-chave: Fratura Atípica; Raquitismo Hipofosfatêmico; Raquitismo

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio