Trabalhos Aprovados

DOSAGEM DE CORTISOL SALIVAR EM ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA E AVALIAÇÃO DO ESTRESSE ASSOCIADO AO ESTILO DE VIDA



Autor(es): GHELLERE, J.C; MONEGAT COSTA, MARIANA; SOFIENTINI, A.C.S; MARANGONI, F. F.; BIAZON, A.C.S; CHIUCHETTA, S. J. R.;
Apresentador(a): MARIANA MONEGAT COSTA

O cortisol, considerado o hormônio do estresse, é o principal glicocorticoide produzido e secretado pelas glândulas adrenais após serem ativadas pelo eixo hipotálamo-hipófise- adrenal. É responsável por importantes funções biológicas que mantém a homeostase corporal e sofre alterações significativas quando entra em contato com agentes estressores.
O objetivo do trabalho foi indicar os níveis médios de cortisol salivar nos alunos do Curso de Medicina, além de conhecer a qualidade de vida por meio de questionários anônimos.
Tratou-se de uma pesquisa quantitativa descritiva, feita com 55 estudantes do Curso de Medicina. A idade predominante foi entre 18 e 23 anos (81,81%) e 74,54% dos indivíduos eram do sexo feminino. A análise do cortisol salivar foi realizada pelo método de eletroquimioluminescência e o valor de referência utilizado foi inferior a 20,3 nmol/L. Além disso, os estudantes responderam os questionários avaliativos: “Perfil de estilo de vida individual”, “DASS21”, “Questionário avaliativo sobre a qualidade de vida”, de forma anônima sobre sua qualidade de vida.
O resultado das dosagens de cortisol salivar indicou que 21,8% possuem níveis acima do valor de referência e 79,7% tem níveis normais. O equilíbrio entre o tempo de estudo e o lazer evidenciou-se que 49,10%, raramente, conseguem este equilíbrio. Em relação ao estresse, 74,5% consideraram possuir nível médio ou alto de estresse. Quando questionados sobre o consumo de bebidas estimulantes, 38,9% relataram consumir pelos menos 2 tipos delas. Medicamentos para ansiedade e/ou depressão não são utilizados diariamente por 62% da amostra. Mais da metade (54,5%) realiza atividade física e 67,3% tem uma alimentação saudável, com consumo regular de frutas, verduras ou legumes.
Em relação ao PEVI, os resultados demonstraram que, aproximadamente, 70% dos alunos possuem índice regular que significa uma qualidade de vida mediana, por volta de 31% um índice positivo ou bom e não foi evidenciado índice negativo ou ruim.
Os resultados do DASS 21 revelaram que em relação ao estresse 42% dos estudantes apresentam níveis normais, 14,5% leve, 20% moderado, 9% severo e 14,5% extremamente severo.
Através da pesquisa realizada foi possível concluir que, na maioria da amostra, a busca pela qualidade de vida dos estudantes de medicina tem se refletido na redução do estresse observado tantos nos níveis de cortisol quanto nos questionários avaliativos.


Palavras-chave: Cortisol; Qualidade de vida; Estudantes de Medicina

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio