Trabalhos Aprovados

Avaliação do perfil socioeconômico dos pacientes admitidos sem diagnóstico de diabetes mellitus em hospital terciário na região amazônica



Autor(es): Petermann A L; Crispin P D T B; Silva B K S; Ribeiro L T;
Apresentador(a): ANDRE LUIS PETERMANN

Introdução: Diabetes mellitus (DM) é um distúrbio metabólico crônico caracterizado por hiperglicemia persistente, derivado da falta de insulina ou pela incapacidade da insulina exercer de forma adequada suas funções ou ambas. O DM é um sério problema de saúde pública devido a sua alta prevalência mundial e por apresentar grande morbimortalidade. O objetivo dessa pesquisa foi verificar frequência de hiperglicemia em pacientes sem diagnóstico prévio de diabetes mellitus e traçar o perfil epidemiológico destes pacientes. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa prospectiva de cunho quali-quantitativa, descritiva e transversal com pacientes admitidos nas enfermarias de clínica médica de um hospital terciário no município de Porto Velho, na região amazônica, foram obtidas a partir da aplicação do formulário elaborado especificamente para o estudo. A amostra é composta por pacientes que estiveram internados no período entre dezembro de 2017 a maio de 2018, e os critérios de exclusão foram menores de idade e portadores prévios de DM. Através de entrevistas individuais, foram coletados dados sócio demográficos e por meio do prontuário eletrônico, acessado via plataforma digital Visual Hospub. A análise dos dados foi realizada através do software Epi-Info, versão 7.2.2.6. O trabalho foi submetido a autorização do comitê de ética em pesquisa do hospital e ao CEP via plataforma Brasil. Resultados e Discussões: Foram avaliados 99 pacientes internado no período e nesta amostra, 78% não tiveram a glicemia solicitada. Dos que realizaram, 40% apresentaram hiperglicemia na admissão, 50% foram internados por doenças cardiovasculares, 68% eram do sexo masculino, 43% apresentaram idade acima de 60 anos, 72% possuíam baixa escolaridade, 48% possuíam baixa renda, de até 1 salário mínimo ao mês, e 55% possuíam dois a três moradores na residência. Conclusão: A pesquisa permitiu observar que a maioria dos pacientes possuía glicemia alterada. Não foi o objetivo do trabalho, mas observou-se que um grande número de pacientes não teve a glicemia solicitada pela equipe médica na admissão. A identificação deste perfil torna-se relevante, visto que através do conhecimento desta população é possível direcionar esforços e políticas públicas para promoção, prevenção e proteção contra agravos de saúde além de reduzir o impacto desta doença sobre a população.

Palavras-chave: Diabetes Mellitus; Perfil Socio demografico; Epidemiologia

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio