Trabalhos Aprovados

PREVALÊNCIA DE POTENCIAIS INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS EM PACIENTES ATENDIDOS EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA



Autor(es): BARROS, A; JESUS, CM; LIMA, C; HORTIZ, T; SANTOS, R; BARROS, AK; SANTANA, E; CARNEIRO, E; AZOUBEL, L; PIRES, N;
Apresentador(a): Alanna Karynne Barros Silva

Introdução: As interações medicamentosas (IM’s) podem acontecer na coadministração de medicamentos, resultando, muitas vezes, em resultados indesejados. Além disso, tendem a acontecer com mais frequência em pacientes polimedicados, entretanto, são problemas relacionados a medicamentos de caráter previsível e que demandam intervenções. Objetivo: Avaliar a prevalência de potenciais interações medicamentosas em pacientes atendidos em um centro de referência de São Luís/MA. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional transversal, o qual realizou a análise de 81 prescrições. As interações foram delimitadas com o auxílio da base de dados Drugs.com®. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFMA segundo o parecer 2.035.753. Resultados: A amostra possui maior prevalência de pacientes do sexo feminino com 75,30% (n=61). Foram evidenciadas 298 interações em 61 prescrições, sendo que 14,76% (n=44) de gravidade menor, 76,17% (n=227) de gravidade moderada e 9,06% (n=27) de gravidade maior, exigindo intervenções imediatas. Quanto aos riscos associados à ocorrência dessas potenciais interações, analisou-se as de maior frequência. São elas: 13,75% (n=41) podem apresentar hipotensão, 13,42% (n=40) hipoglicemia, 10,03% (n=30) hipertensão, 8,38% (n=25) hiperglicemia, 4,02% (n=12) hipercalemia e 4,02% (n=12) das interações podem causar rabdomiólise. Ademais, as classes farmacológicas mais presentes foram os anti-hipertensivos, hipoglicemiantes e hipolipemiantes. Conclusão: O uso da polifarmácia pode trazer aos usuários, principalmente aos usuários de uso crônico, diversos riscos relacionados ao tratamento farmacológico, incluindo-se a possibilidade de ocorrência das IM’s. Isso traz um alerta no que concerne à atuação dos profissionais da saúde no esclarecimento quanto ao uso racional de medicamentos, fortalecendo a importância do profissional farmacêutico atuar juntamente à equipe multidisciplinar.

Palavras-chave: Interações; Polifarmácia; Uso Racional

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio