Trabalhos Aprovados

ANÁLISE DE FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À ATEROSCLEROSE EM ADOLESCENTES DO SEXO FEMININO.



Autor(es): Lima CP; Barros AK; Silva AKB; Silva RS; Sousa CM; Lima GO; Fook KD; Penha MSC; Santana WE; Sousa NP;
Apresentador(a): Cindy Lima Pereira

A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica caracterizada pelo acúmulo de lipídeos em artérias de médio ou grande calibre, além estar associada a diversos fatores de risco como, por exemplo, dislipidemia, diabetes e obesidade. Alguns estudos sugerem que a formação da placa aterosclerótica se inicia na infância e progride lentamente até o aparecimento de manifestações clínicas na vida adulta, confirmando-se a permanência de um extenso período assintomático. Nessa perspectiva, esse estudo teve como objetivo analisar os fatores de risco associados à aterosclerose em adolescentes do sexo feminino. Realizou-se um estudo transversal com 112 adolescentes do sexo feminino, com idade entre 10 e 19 anos, no qual foram feitas aferições de medidas antropométricas (peso, altura e circunferência da cintura-CC), análises bioquímicas (Colesterol Total - CT, Glicemia em jejum - GJ, HDL, LDL, Triglicérides - TG, Insulina - I e HOMA - H) e perfil hemodinâmico (Pressão Arterial Sistólica e Diastólica - PAS e PAD). Classificou-se a amostra em dois grupos: portadores de CC alterada e portadores de CC normal. O presente estudo possui aprovação do Comitê de Ética do HUUFMA segundo parecer 251/11. A análise estatística foi executada no software SPSS®. Os valores foram considerados estatisticamente significativos se p<0,05. A média de idade da amostra foi de 14,44±1,99 anos, das quais 41,1% (n=46) tem CC alterada. O grupo com CC alterada apresentou maior média/mediana nas seguintes variáveis: GJ (85,41±6,14 mg/dL; p=0,010), HDL (38,04±11,58 mg/dL; p=0,015), TG [105 (41-207 mg/dL); p=0,016], HOMA (3,90±2,33; p=0,036), P (64,16±8,45 kg; p<0,001) e IMC (25,71±2,68; p<0,001). Houve também uma alta prevalência de alterações nas variáveis TG e HDL no grupo com CC alterada {TG [56,5% (n=26)], HDL [89,1% (n=41)]} em relação ao grupo com CC normal {TG [34,8% (n=23)], HDL [56,1% (n=37)]}. Portanto, conclui-se que o grupo com CC alterada apresentou maior prevalência de fatores de risco associados à aterosclerose. Assim, sugere-se a importância do monitoramento dessas variáveis nessa população, com o intuito de prevenir o desenvolvimento do processo aterosclerótico através de modificações no estilo de vida, tais como a prática de atividade física e mudança de hábitos alimentares.

Palavras-chave: Aterosclerose; Risco cardiovascular; Monitoramento

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio