Trabalhos Aprovados

AVALIAÇÃO DA ASSOCIACAO DE LIRAGLUTIDA E EMPAGLIFLOZINA SOBRE A MICROCIRCULAÇÃO E PARÂMETROS METABOLICOS DE RATOS DIABÉTICOS



Autor(es): Vergueiro C; Filho RL; Lima AT; Carlos AS; Moreno AM; d´Avila JCS; Siqueira RA;
Apresentador(a): Carla Vergueiro de Sousa de Lima

O diabetes melito (DM) descreve uma desordem metabólica de múltipla etiologia, caracterizado por hiperglicemia crônica decorrente de defeitos na secreção e/ou ação da insulina. A Liraglutida e a empagliflozina já demonstraram ter um benefício na melhoria do perfil lipídico, pressão arterial e sensibilidade à insulina. Mas nenhum estudo até o momento avaliou a associação destas duas medicações sobre o impacto cardiovascular em diabéticos.

Estudar o efeito da associação da liraglutida com a empagliflozina sobre a microcirculação e metabolismo de ratos diabéticos.

Ratos Wistar (n=40) a partir de 21 dias foram alimentados com ração comercial e água filtrada ad libitum. Aos 42 dias de idade o diabetes foi experimentalmente induzido pela combinação de dieta hiperlipídica e um dose baixa de estreptozotocina (35mg/kg), após esta etapa animais permaneceram com a dieta hiperlipídica até eutanásia. Durante todo o período experimental avaliamos a massa corporal e ingestão alimentar. Aos 102 dias foi realizado o TOTG. Aos 105 dias os animais foram anestesiados para a avaliação da microcirculação, o cérebro foi exposto através de uma craniotomia e colocados sob um microscópio intravitavital para verificar a densidade capilar funcional.

Os grupos DM e DM+Empa apresentaram aumento na evolução de massa corporal, em contrapartida, com a diminuição da massa corporal nos grupos DM+Lira e DM+Lira+Empa. Aos 102 dias o TOTG revelou aumento sobre a curva glicêmica no grupo DM, já nos grupos DM+Empa (↓52%), DM+Lira(↓38%) e DM+Lira+Empa (↓52%) foram eficazes na diminuição da intolerância à glicose. A avaliação da interação leucócito-endotélio na microvasculatura mostrou que grupo DM têm aumento no número de células nas etapas de rolamento e adesão leucocitária no endotélio cerebral, entretanto, todos os grupos tratados foram capazes de reverter tal processo destacando na diminuição do grupo DM+Lira (↓62%).

O grupo DM demonstrou ser eficaz na geração da diabetes experimental com a intolerância à glicose, destacando para a empagliflozina por apresentar uma resposta mais eficaz no controle glicêmico. A resposta celular inflamatória refletida pelo grupo DM aumentou da ativação do rolamento e da adesão de leucócitos, podendo indicar o início de um dano a longo prazo a microcirculação cerebral, e os grupos tratados apresentam eficácia na melhora da resposta inflamatória


Palavras-chave: DIABETES; ISGLT2; MICROCIRCULAÇÃO

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio