Trabalhos Aprovados

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DO RADIO 33% NO HIPERPARATIREOIDISMO PRIMÁRIO: RELATO DE CASO



Autor(es): Moerbeck AEV; Borges, BC; Tavares JR; Kroth, RD; De Almeida, MH; Gomes, EMS; Carmo, ACB;
Apresentador(a): Ana Eduarda Vieira Moerbeck

Apresentação do caso: S.D.O.S, feminina, 46 anos, na menacme, portadora de doença de Kienbock, síndrome do intestino irritável e nefrolitíase de repetição desde os 13 anos de idade, vem à endocrinologia, encaminhada pelo nefrologista com queixas de artralgia. Exame físico sem alterações dignas de nota. Exames laboratoriais na primeira consulta revelavam cálcio corrigido 13 (VR: 8,1-10,6 mg/dL), PTH 603,2 (VR:12-88 pg/mL), creatinina 2,1 (VR:0,5-1,3 mg/dL), ureia 48 (VR:10-50 mg/dL). Ultrassom de abdome apresentava hidronefrose à direita além de múltiplos cálculos renais. Na segunda consulta, a paciente trazia calciúria/24h 273,6 (VR: 100,0-300,0 mg/24h), fosfatúria/24h 727,2 (VR: 400,0-13000,0mg/24h), cálcio corrigido 13,3, Magnésio 2,7 (1,3-2,7 mg/dL), creatinina 1,5, ureia 50, PTH 511, TSH 2,129 (0,38-5,33 uUI/mL), T4L 0,68 (VR: 0,61-1,48ng/dL). Ultrassom de paratireoide com imagem sugestiva de nódulo em paratireoide localizada posteriormente ao pólo inferior do lobo tireoideano esquerdo e cintilografia de paratireoide com imagem sugestiva de adenoma no terço inferior do lobo esquerdo a tireoide. Densitometria óssea demonstrava Z-scores de -1,3; -1,1; -1,2; -4,2 em L1-L4, colo, fêmur total e radio 33% respectivamente.
Discussão: O Hiperparatireoidismo primário (HPP) é uma das doenças osteometabólicas mais prevalentes na população, sendo a causa mais comum de hipercalcemia diagnosticada ambulatorialmente. É mais frequente em mulheres entre os 40 e 65 anos de idade e adenomas solitários das paratireoides são responsáveis por cerca de 85 a 90% dos casos de HPP.É sabido que no HPP há maior perda de osso cortical do que trabecular, e isso ocorre em função do PTH ter predominantemente ação catabólica no esqueleto apendicular e anabólica no esqueleto axial. Nos casos de hipertireoidismo primário, destacamos a importância da solicitação do rádio 33% para o diagnóstico de baixa massa óssea, visto que a paciente citada apresentava Z-scores dentro da normalidade em fêmur (total e colo) e coluna lombar.
Comentários Finais:Uma vez que são comuns em nosso meio as manifestações ósseas do HPTP todos devem ser submetidos a um inventário ósseo radiológico e a uma densitometria óssea em coluna, fêmur proximal e rádio 33% com o objetivo de não sub diagnosticar a baixa massa óssea nestes pacientes.


Palavras-chave: HIPERPARATIREOIDISMO; DENSITOMETRIA ÓSSEA; RÁDIO 33%

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio