Trabalhos Aprovados

Plasmocitoma Extramedular Simulando Macroadenoma Hipofisário.



Autor(es): Carvalho APM; Bezerra CSM; Aguiar GBR; Montenegro AXCB; Carvalho CBS; Caminha GSG; Ferraz TMBL; Mota JIS; Oliveira JAG; Costa MCM;
Apresentador(a): AMANDA XIMENES COUTO BEM MONTENEGRO

Apresentação do Caso: T.S.A., sexo feminino, 61 anos, com quadro de cefaleia, turvação visual bilateral e obstrução nasal à direita, de evolução há cerca de 6 meses do internamento. Tomografia Computadorizada (TC) de seios da face revelava volumosa lesão expansiva em seio esfenoidal com invasão de região suprasselar. Ressonância Nuclear Magnética (RNM) de hipófise com volumosa lesão expansiva com epicentro em seio esfenoidal e com invasão parasselar inferior. Avaliação do eixo hipotalâmico-hipofisário sem alterações e eletroforese de proteínas sem pico monoclonal. Paciente foi submetida a ressecção de tumor cerebral por via transesfenoidal, sem intercorrências no pós-operatório. Anatomopatológico compatível com macroadenoma não funcionante. A imunohistoquímica revelou positividade para os marcadores: CD56, CD138, Ciclina D1, Kappa, MUM 1 e Ki67 positivo em 40% das células, sendo compatível com neoplasia de células plasmáticas (plasmocitoma/ mieloma múltiplo).
Discussão: Plasmocitoma extramedular é uma doença rara, correspondendo a cerca de 3% das neoplasias plasmocitárias, que podem apresentar-se como lesão única (plasmocitoma solitário) ou como lesões múltiplas (mieloma múltiplo). As lesões únicas geralmente ocorrem nos ossos (plasmocitoma ósseo), mas também ocorrem na generalidade dos tecidos moles (plasmocitoma extramedular). A localização extramedular mais frequente é na região da cabeça e pescoço, principalmente nas vias aéreas superiors (orofaringe e seios paranasais). Plasmocitomas intrasselares são causas de tumores da região selar de origem não hipofisária, sendo os adenomas hipofisários as causas mais comum de massas selares. Histopatologicamente, caracteriza-se por infiltrado de células plasmáticas, em diferentes estágios de maturidade, e por proliferação monoclonal tipicamente produtora de imunoglobulina em localização fora da medula óssea.
Comentários Finais: O caso relatado traz uma causa rara de tumor da região selar de origem não hipofisária, simulando clinicamente e radiologicamente um adenoma hipofisário não funcionante.


Palavras-chave: Plasmocitoma Extramedular; Macroadenoma Hipofisário; Neuroendocrinologia

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio