Trabalhos Aprovados

Aleitamento materno exclusivo e uso de fórmulas infantis nos primeiros anos de vida e ocorrência de puberdade precoce idiopática.



Autor(es): JANAÚ, LC; LEITÃO, LTC; LEMOS, MN; FELICIO, KM; GOMES, LRVS; ALCANTARA, AL; BRITO, HAR; SANTOS, MC; KZAN, NJKS; FELICIO, JS;
Apresentador(a): Angélica Leite de Alcântara

Introdução: Durante muito tempo, as fórmulas infantis vêm sendo utilizadas como substitutos na alimentação de crianças com alergia a proteínas do leite de vaca, diarréia, galactosemia ou intolerância à lactose. Além disso, seu uso vem aumentando como substituto do aleitamento materno exclusivo (AME). Tendo em vista que o AME está associado a redução da incidência de sobrepeso e obesidade em crianças, e que estes são comprovadamente fatores de risco para o desenvolvimento de puberdade precoce (PP), pode-se pressupor que haja efeito protetor do AME em relação à PP. Objetivo: Avaliar a associação entre a exposição à fórmulas infantis à base de leite de vaca e de soja durante a infância, AME por menos de 6 meses e a ocorrência de puberdade precoce idiopática. Método: Estudo retrospectivo, caso-controle, avaliando 99 casos (78 meninas e 21 meninos) de puberdade precoce central idiopática, acompanhados no serviço de referência de endocrinologia da UFPA, e 118 indivíduos controles com puberdade normal. Resultados: Observou-se redução do risco de aparecimento de PP nos pacientes que receberam AME por mais de 6 meses (OR: 0.5; IC 95%: 0,3 – 0,9; p < 0,05), adicionalmente se observou que o uso de alimentos à base de soja na infância aumentou o risco (OR: 3,6; IC 95%: 1.6-8.0; p < 0,01), enquanto que não houve relação entre PP e uso de fórmulas à base de leite de vaca (OR: 1.63; IC 95%: 0.7-3.9; P: 0.384). Conclusão: O uso de alimentos à base de soja na infância e o aleitamento materno exclusivo por período inferior a 6 meses, ou o não aleitamento, podem constituir fatores de risco para o desenvolvimento de puberdade precoce central.

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio