Trabalhos Aprovados

Paralisia Periódica Hipocalêmica Tireotóxica: Revisão Clínica



Autor(es): MENDES KBM; Vicentim BS; Silva CR; Lenzi TRG; Ferle GM; Santos VA; Junior WCA; Coelho ECO;
Apresentador(a): Bárbara Silvestre Vicentim

INTRODUÇÃO: A paralisia periódica hipocalêmica tireotóxica (PPHT) é uma rara complicação endocrinológica caracterizada por hipocalemia, episódios de fraqueza muscular e sintomas tireotóxicos. OBJETIVO: O trabalho objetiva revisar as principais bibliografias sobre o tema proposto, abordando uma patologia incomum associada ao hipertireoidismo. METODOLOGIA: A metodologia deste artigo de revisão foi a busca de base de dados os quais estivessem relacionados com o tema, sendo utilizados: PubMed, Academic Google, Scielo e New Engliand. Foram revisados trabalhos mais atuais, a partir do ano de 2010. RESULTADOS: A maior parte dos relatos foi descrita na população asiática, com incidência 10 vezes mais elevada quando comparada aos brancos. Além disso, sabe-se que a crise tireotóxica é mais incidente em mulheres; entretanto, quando se trata da PPHT nota-se inversão significativa nessa proporção, sendo cerca de 17 a 76 vezes mais comum em homens. Entre os diversos fatores desencadeantes, estão: refeição rica em carboidrato, estresse, trauma, infecções, medicamentos, descanso após exercício e ingesta aguda de álcool. Apesar de ter uma fisiopatologia indefinida, é clara a relação entre a ocorrência de episódios de paralisia e hipocalemia, consequente ao alto e rápido influxo celular do potássio. Tal alteração é vista naqueles pacientes com predisposição genética (até 33% dos casos), tireotoxicose, sendo a causa mais comum: Doença de Graves, e naqueles expostos a fatores precipitantes. A apresentação clínica é caracterizada por episódios súbitos, transitórios e recorrentes de paralisia flácida em membros inferiores e diminuição dos reflexos tendinosos. O tratamento imediato deve ser a correção da hipocalemia, associado ao uso de betabloqueadores não seletivos. Para o tratamento definitivo, é necessário o uso de medicações antitireoidianas, iodo radiativo e, até mesmo, tireoidectomia. CONCLUSÃO: Conclui-se que a PPHT é uma condição rara e com potencial letalidade, a qual é por diversas vezes subdiagnosticada. Essa doença deve ser lembrada como diagnóstico de fraqueza muscular aguda em pacientes jovens, especialmente do sexo masculino. A PPHT, quando corretamente diagnosticada e tratada, demonstra bom prognóstico desde que sejam realizadas as correções da hipocalemia e do hipertireoidismo, com melhora neuromuscular e cardíaca consequentes; além de auxiliar, permitindo redução de novas crises.

Palavras-chave: Tireotoxicose; Doença de Graves; Paralisia Periódica Hipocalêmica

[voltar]



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Acesse e veja as opções


Fique atento
as datas principais


Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

 

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290

Cidade

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.
O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.


Promoção


Realização


Gerenciamento

 


Patrocinador Master

 


Expositores

 


Apoio